Abençoado seja o narcisismo

por Dimitria Cardoso | Psicanalista

Abençoado seja o narcisismo!

O termo narcisismo caiu na cultura popular como sinônimo de vaidade e por isso foi ganhando um tom negativo. Popularmente chamado de narcisista alguém muito autocentrado, egoísta, que só leva em consideração a si mesmo, seus desejos, interesses e conflitos,  e por ai vai… Isso não está totalmente errado, mas o conceito de Freud, diz mais respeito a quantidade de energia (libido) que investimos em nós mesmos, como se pudéssemos dizer ao mundo: dá um tempo, vou olhar pra mim e me ocupar com isso agora. E isso é absolutamente necessário para nossa saúde mental. Fazer isso nos assegura de estarmos vivos, tornando-nos cada vez mais independentes, é a capacidade de dizer não que nos preserva de situações e experiências, por vezes, degradantes. Ao dizer não para alguém, se diz: eu não sou você. Existem pessoas para quem é impossível dizer não.

E como seria viver sem narcisismo?

Imagine-se apaixonado e não correspondido, diante de seu objeto de paixão, sentindo que pra você ele é tudo e você nada, aceitando as humilhações e  sujeitando-se as migalhas que lhe são oferecidas, a mercê da vontade do outro. Já viram esse “filme”? Essas histórias têm sido mais divulgadas na mídia nos últimos tempos.

O narcisismo protege, impõe limites aos outros e nos mantêm em segurança, isso nasce em nós quando nos percebemos sujeitos e não apenas objetos. Este é um dos objetivos do tratamento analítico, nos fazer crescer como agentes de nossa própria história.

Aprofunde seus conhecimentos

Que tornar-se um profissional da área? Forme-se em nosso curso e seja um psicanalista!

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress