Você já ouviu falar em crenças limitantes?

por Mariana Martins Servantes | Psicanalista

Você já ouviu falar em crenças limitantes?

As crenças limitantes são ideias enraizadas que podem ser adquiridas desde criança, sobre nós mesmos, sobre o outro e sobre o mundo, através de algo que foi dito, que foi visto, interpretado e sentido, ou seja, o que foi presenciado e experenciado durante a infância.
São informações internalizadas que vão nos moldando, que afetam os pensamentos e sentimentos, e com isso, sem perceber, ditam a vida, atrasam, impedem de agir e expressar o nosso real potencial.
Você já se viu paralisado diante da vida, deixando de fazer algo por pensar que não era capaz?
Já se pegou pensando que não era bom o suficiente ou até que não merecia ser amado?
Essas crenças se formam de maneira inconsciente, pois na fase da infância, ainda não se tem aprimorada a capacidade de refletir e perceber o que é seu e o que é do outro. Dessa forma, esses registros são absorvidos, tomados como “verdades” e a pessoa então, passa a reproduzi-los, travando suas capacidades, prejudicando suas relações e seu autoconhecimento.
O processo de autoconhecimento que a análise possibilita é muito importante, pois permite acessar os conteúdos inconscientes e identificar essas crenças que tem limitado a sua evolução. Consegue-se então reconhecê-las e a partir daí ressignificá-las, podendo assim sair do automático, estar mais consciente da vida, dos medos, inseguranças, sonhos, capacidades e até da forma de amar.
Quando não olhamos para essas questões, a tendência é continuar reproduzindo-as.
Olhe para as suas profundezas e transforme a sua história.
Quais crenças têm limitado a sua vida hoje?

Aprofunde seus conhecimentos

Que tornar-se um profissional da área? Forme-se em nosso curso e seja um psicanalista!

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress