Suicídio: vamos falar sobre isso?

por Marlei Pianowski | Psicanalista

Suicídio: vamos falar sobre isso?

E hoje vamos falar sobre suicídio. Um tema sensível, sim. Causa desconforto, geralmente. Mas em ambiente psicanalítico fala-se sobre tudo, livremente.

Freud propôs a existência de um impulso energético no ser humano, tanto de vida, como de morte, que representa o impulso humano em direção tanto à construção, quanto à destruição.

Vejam só: todos nós, sem exceção, fomos bebês, fomos crianças e passamos por fases de desenvolvimento nas quais experimentamos uma diversidade de experiências que ficaram inconscientes. Experiências em relação aos nossos pais ou a quem cuidou de nós, experiências com vários ambientes também. Todos nós temos conflitos que ficaram inconscientizados até como uma forma de proteção para nós, e que são atualizados, ou seja, aparecem hoje, repetem-se, ocasionando variados sintomas, pensamentos, sentimentos.

E cada um de nós lida do seu jeito com esses conflitos. Cada um desenvolve mecanismos próprios para lidar com traumas e emoções dolorosas.

Então, o suicídio pode ser uma manifestação extrema de lidar com essas emoções dolorosas.

Como a Psicanálise pode ajudar? A Psicanálise respeita a singularidade de cada pessoa e, no ambiente analítico, ela é convidada a falar livremente sobre suas questões, seus pensamentos, conflitos, sentimentos, sejam quais forem, em um ambiente sigiloso.

E, pouco a pouco, conhecendo-se e transformando o que deseja transformar em sua vida.

A psicanálise é a favor da vida. Se você conhece alguém que precisa ler isso, compartilhe.

No IBCP temos apoio de Clínica Social e também temos Clínica Particular.

Fale conosco.

Aprofunde seus conhecimentos

Que tornar-se um profissional da área? Forme-se em nosso curso e seja um psicanalista!

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress