+1 ano que passa…

por

O ano de 2018 está se despedindo em meio à esperança e à fé depositadas no próximo ano. Esta expectativa será válida se houver análise daquilo que a vida nos ofereceu como experiência e também nas escolhas conscientes que fizemos para não repetir os mesmos erros e enganos.

Quem tem olhos para ver, ouvidos para ouvir, coração para sentir e razão para discernir, com certeza chegará ao bom senso de que o único caminho para a transformação é aquele que nos guia para o nosso centro, para a nossa alma e assim desenvolver aquilo que sempre foi perfeito em nós dentro do que poderia ser.

Ao evoluirmos diante de nós mesmos, reconhecendo as máscaras que foram necessárias para nos movimentar socialmente e a sombra que nos acompanha encobrindo não só atitudes perversas, mas também a criatividade, os sonhos que a nosso ver eram incapazes de serem realizados, as dificuldades nos relacionamentos, compreendemos e damos vazão à empatia, ao respeito pelo outro tão diferente de nós. Neste respeito, a gratidão é sentida e nos inclinamos reverentes ao Pai Céu e a Mãe Terra que nos doam o ar que respiramos e o alimento que nos nutre e aos Pais Biológicos que semearam e nos alimentaram generosamente, construindo nosso caráter e doando de suas forças a energia que permeia nosso ser e nos faz viver e sentir que todos nós somos Um.

Somos viajantes neste Planeta Água, navegando em mares diversos, às vezes calmos, outras vezes tormentosos e nesta diversidade percebemos a desenvoltura, a flexibilidade, a experimentação destes momentos, como ondas que nos obrigam a sentir e sempre de forma diferente mesmo que as situações e pessoas sejam semelhantes, até ancorarmos na realidade, no chão, no Planeta Terra, no Princípio da Realidade.

Nós, do IBCP Psicanálise, somos uma equipe unida neste movimento em prol da vida, juntos nas marés altas e baixas, na calmaria e nas tormentas, obedientes e respeitosos aos ciclos naturais da vida, progredindo cada vez mais no seu objetivo de ensinar aos seus alunos a aguçar a escuta em direção ao sofrimento de seus futuros pacientes através de suas próprias referências, dos cursos, das palestras aqui oferecidas e abertas também ao público.

O ano que se inicia pode ser comparado a uma bela caixa de presente que se desembrulha aos poucos, da qual saem ondas de possibilidades, criatividade, sonhos e projetos a serem absorvidos pela nossa intuição, sensação, sentimento, às vezes racionais, outras não, transformando-nos e levando-nos cada vez mais ao sentido único da expressão, amor em movimento, em idas e vindas eternas.

Elizabete Ruivo

Psicanalista

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A base de tudo

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Há muitos séculos, estudiosos já mencionavam em seus escritos, a existência de uma considerável movimentação do bebê dentro do ventre materno e uma possível ligação emocional entre ambos, mãe e filho. Essas observações, a princípio intrigantes e objeto de interesse por muitos pesquisadores nos tempos seguintes, teve sua comprovação somente por volta do século XIX […]
    Leia mais+

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS