Começo ou recomeço?

por

Ano de 2019, começo ou recomeço?

Eis a questão. Se for para iniciar algo é começo, se para continuar o antigo, talvez seja teimosia, mas se for para seguir o processo de melhoria continua, seria um recomeço, por que não? Vale a intenção e mais do que a intenção, a ação.

É simbólico demarcar os inícios e continuidade dos projetos no ano que se inicia, mas é um ato de responsabilidade e maturidade que haja ação para materializá-lo.

A esperança e a fé projetada para este ano, a análise sobre o que se fez com aquilo que a vida sabiamente ofereceu como experiência, as escolhas impensadas ou não que guiaram para caminhos errados ou não, são lições que bem observadas acrescentam algo a mais na própria evolução.

Usar dos erros e enganos e aprender com eles, é potencializar a força psíquica e racional para que haja humildade, fortalecimento, discernimento e escolhas com foco no movimento da vida, como um sujeito real, não mais guiado pela fantasia, arrogância ou pela cabeça de outrem.

E pode-se dizer com todas as letras que venha o que vier no ano que se inicia, encontre em cada um a disposição de viver o dia a dia de 2019, com inteireza, pleno de si mesmo, para se somar a outros, tendo como foco, o bem estar, o respeito, a empatia, o dialogo, a disposição não só para fazer um novo começo, mas também para dar continuidade até a realização.

O IBCP Psicanálise tem um corpo vivo, latente, pulsante, que vibra uníssono pela equipe que o constitui. É dentro destas características em prol da vida que o modelo se faz presente, dando oportunidade e ambiente favorável à reflexão sobre si mesmo, promovendo, renovando para melhor, e assim conquistar a paz, o amor, a harmonia, a alegria e consequentemente sentir a gratidão, e permear o ano de 2019 com o brilho que ele merece.

Feliz Ano Novo!

Elizabete Ruivo

Psicanalista

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A base de tudo

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Há muitos séculos, estudiosos já mencionavam em seus escritos, a existência de uma considerável movimentação do bebê dentro do ventre materno e uma possível ligação emocional entre ambos, mãe e filho. Essas observações, a princípio intrigantes e objeto de interesse por muitos pesquisadores nos tempos seguintes, teve sua comprovação somente por volta do século XIX […]
    Leia mais+

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS