A passagem de ano, comemorada com o ritual da contagem regressiva, simboliza um nascimento. E como em todo nascimento, as esperanças, expectativas e desejos de mudanças se renovam. Com votos e promessas se inicia o ano. “Este ano mudarei minha alimentação, iniciarei uma atividade física, mudarei de emprego, farei aquele curso que estou adiando …”
Mas a cada ano se acumulam as promessas. E as tão desejadas mudanças vão ocupando segundo plano ou mesmo são esquecidas ao longo do ano, para serem revisitadas ao final dele, com a renovação das promessas.
Um nascimento exige mudanças no momento em que acontece. Um bebê humano, por exemplo, necessita modificar drasticamente o seu sistema respiratório assim que sai do mundo aquático uterino e ganha o mundo aéreo. Onde passava liquido começa a passar ar.
Vamos imaginar este bebê acumulando promessas de mudança durante os meses em que é gestado, porém sem investir na organização funcional que deverá acontecer assim que nascer. De que serviriam as promessas na hora do nascimento?
É necessário coragem e organização para nascer!
Livrar-se das coisas que para nada servem. Arrumar as gavetas, os armários e livrar-se do que não tem utilidade. A toalha em cima da cama, o sapato fora do lugar, o abraço de aniversário esquecido … são os nossos lixos emocionais que se transformam em doença.
Agir com o coração e dar o primeiro passo rumo ao que se deseja.
Renascer é um processo que acontece em todos nós, todos os anos, semanas, dias e minutos. Quando as experiências em nossas vidas nos fazem descobrir a real importância das coisas e passamos a valorizar o que realmente faz sentido. A vida que vale a pena ser vivida.
Só assim podemos deixar para traz as ideias e as crenças limitadoras acumuladas ao longo do tempo e abraçar Novas Possibilidades e Novas Realizações!
Bem vindo 2016!