A personalidade borderline – vivendo intensamente

por Karla Pierri | Psicanalista

A personalidade borderline ou limítrofe é um tema complexo e muitas vezes mal compreendido. Pessoas com essa condição vivem uma montanha-russa de emoções intensas e instáveis, o que pode ser extremamente desafiador para elas e para aqueles ao seu redor.

Neste texto, vamos explorar as características da personalidade borderline e discutir como a psicanálise pode oferecer ajuda para encontrar estabilidade emocional.

A montanha-russa emocional
Pessoas com personalidade ou traços borderline experimentam emoções de forma intensa e frequentemente incontroláveis. Elas podem alternar entre ciclos de amor e raiva, irritação, insatisfação e uma sensação de vazio constante. Essa instabilidade emocional pode levar a conflitos nas relações, com cobranças, tentativas de controle e um medo profundo do abandono e da rejeição. É como estar em uma montanha-russa de sentimentos com seus altos e baixos, momentos de apreensão e muitas surpresas.

Comportamentos associados ao Borderline
A personalidade borderline ou limítrofe se manifesta de várias maneiras, e compreender esses comportamentos é fundamental para oferecer um suporte adequado. Essas são algumas das características encontradas nas pessoas com personalidade ou traços borderline:

medo do abandono ou da rejeição – forte medo de ser abandonado ou de perder alguém ou algo muito importante;

impulsividade – costumam tomar decisões e executar ações sem
pensar muito, no ímpeto;

sensação de vazio constante – sentimento crônico de vazio;

irritabilidade – momentos de raiva, às vezes com acessos de
agressividade;

possessividade e controle – ciúmes e desconfiança;

intensidade e instabilidade – emoções intensas e às vezes, extremas e dramáticas;

insatisfação – quase nada está bom;

comportamento dubio “quero ajuda / não quero ajuda” – buscam ajuda, mas podem resistir a ela quando se sentem sufocados ou controlados.

Esses comportamentos e traços podem estar associados à personalidade borderline, mas o diagnóstico do Transtorno de Personalidade Borderline, bem como a indicação de um tratamento medicamentoso é feito pelo médico.

A importância da Psicanálise
A psicanálise é uma ótima abordagem para tratar a personalidade borderline. Em vez de apenas tratar os sintomas, a psicanálise busca entender as causas do sofrimento emocional.

Aqui estão algumas técnicas através das quais a psicanálise pode
ajudar:

empática: a psicanálise oferece escuta e acolhimento, e isso é feito em ambiente seguro e sem julgamento;

acolhimento da história pessoal: através da análise da história
pessoal, a psicanálise oferece a oportunidade de auto acolhimento
buscando novas escolhas;

compreensão das defesas: a psicanálise ajuda a pessoa a reconhecer
e compreender as defesas que está usando e que podem impedir que
ela perceba os seus padrões de comportamento;

promoção da autorreflexão: através da psicanálise, o indivíduo pode refletir sobre suas atitudes e suas relações, ganhando uma compreensão de si mesmo e dos outros.

abordagem além do transtorno: a psicanálise não se concentra apenas nos sintomas, mas aborda a pessoa como um todo, trabalhando para melhorar o equilíbrio emocional e promover o crescimento pessoal.

A psicanálise é uma técnica terapêutica que complementa o tratamento proposto pelo médico nos casos diagnosticados com o Transtorno de Personalidade Borderline. Enquanto a medicina trata a doença, a psicanálise trata o indivíduo e sua relação com a doença.

Se você ou alguém que você conhece lida com a personalidade borderline, lembre-se de que a ajuda está disponível. Através da psicanálise e do apoio adequado, é possível viver uma vida mais equilibrada e satisfatória. A compreensão e a aceitação desempenham um papel fundamental nessa jornada, e a psicanálise pode ser uma ferramenta poderosa nesse processo de autodescoberta.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress