Os fatores que influenciam a saúde mental

por Anderson R Vieira - Psicanalista

Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental.

Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos mentais. Alguns genes podem desencadear uma predisposição a determinados transtornos que influenciam o humor, o comportamento, a forma de pensar e agir de uma pessoa; alguns exemplos são a esquizofrenia e o transtorno bipolar. No entanto, é importante ressaltar que não podemos afirmar que esses genes são os únicos causadores dos transtornos mentais, existem outros fatores que influenciam, porém, as pessoas com tais genes possuem mais chances de desenvolver alguns transtornos.

Os fatores biológicos ou físicos estão relacionados a características fisiológicas específicas, são fatores relativos ao organismo ou biologia de uma pessoa, que podem ser influenciados por uma combinação de genética, estilo de vida, hábitos, entre outros. Podem causar diversos impactos positivos ou negativos na saúde mental, tudo dependerá de como a pessoa lida com estes fatores, por exemplo: excesso de peso ou obesidade, sedentarismo, qualidade do sono, entre outros. O comprometimento da saúde física pode afetar a saúde mental, outro exemplo são as pessoas com doenças crônicas ou que estão com dor, elas são mais propensas a desenvolver problemas de saúde mental.

Já os fatores psicológicos estão ligados a capacidade da pessoa administrar as emoções, os pensamentos, os comportamentos e as interações com os outros, ou seja, a maneira como uma pessoa pensa, sente e reage às situações pode afetar a sua saúde mental. Por exemplo, pessoas que tem pensamentos negativos ou que se sentem ansiosas ou deprimidas são mais propensas a desenvolver problemas de saúde mental.

Quando falamos dos fatores ambientais, que podem influenciar de várias formas a saúde e bem-estar mental das pessoas, não podemos esquecer de mencionar as situações de desigualdade e vulnerabilidade social, situações profissionais e econômicas, mudanças climáticas extremas e os ambientes familiares, entre outros. O ambiente em que uma pessoa cresce e vive pode desempenhar um papel significativo na sua saúde mental. Por exemplo, pessoas que crescem em ambientes abusivos ou negligenciados são mais propensas a desenvolver problemas de saúde mental.

Os fatores sociais também desempenham um importante papel na saúde mental de uma pessoa, são fatores relacionados a cultura, educação, exclusão ou ausência de suporte social, isolamento, discriminação sexual, violência de gênero, entre outros. As relações sociais de uma pessoa também podem afetar a sua saúde mental. Por exemplo, pessoas que tem fortes redes de apoio social são mais propensas a serem saudáveis mentalmente do que aquelas que não tem.

É importante ressaltar que a perspectiva da saúde mental no cenário mundial ainda é bastante desafiadora, é um problema complexo que pode ser influenciado por uma variedade de fatores. Não existe uma causa única para os problemas de saúde mental e o tratamento geralmente envolve um trabalho conjunto de alguns profissionais como: psiquiatras, psicólogos, psicanalistas e outras terapias, diversas técnicas e mudanças no estilo de vida.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    COMO FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL – Dicas para abordar assuntos complexos

    por Elizabete Ruivo | Psicanalista Didata
    Dona Nena, 53 anos, do lar, casada com uma pessoa dependente de álcool, dois filhos adultos e independentes, várias crises depressivas decorrentes das situações vividas e desafiadoras, agravadas posteriormente por desequilíbrio hormonal devido à menopausa. Esta senhora era cuidadosa com sua alimentação, com acompanhamento médico ginecológico anual, mas em relação a sua saúde mental acalentava […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress