A psicoembriologia para crianças

por Christina Guedes | Psicanalista e Psicoembrióloga

Durante a pandemia ocorreram muitas alterações na rotina da família: os pais passaram a trabalhar em casa, a escola disponibilizou plataformas para a criança estudar ou brincar com acompanhamento de um adulto, muitos exercícios e brincadeiras foram disponibilizadas, exigindo, cada dia mais, dedicação dos pais que não estavam preparados para este cenário multitarefa.

Com o passar dos meses, alguns pais apresentaram um cansaço extremo que comprometeu seu estado emocional e físico, afetando diretamente a relação e o desenvolvimento psíquico das crianças.

A mudança do ambiente familiar reflete em comportamentos diferentes da criança, a qual se relaciona por meio do lúdico, de acordo com os estudos da psicanalista francesa Françoise Dolto.

A criança possui uma linguagem que nem sempre é verbal, sendo representada por meio de desenhos, modelagem, jogos de montar entre outros. Desta forma compreende-se que ela está em sua formação psíquica, expressando seus sofrimentos e alegrias.

O profissional da Psicoembriologia acompanha a criança até os 3 anos de idade, utilizando a linguagem infantil para dar forma aos seus sentimentos e fortalecendo a saúde mental desde a tenra infância.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress