Adolescência – uma época necessária

por

Por Sônia Paschoalique – Psicanalista e Psicoembrióloga

Adolescência é a fase do desenvolvimento humano, de caráter social, com grandes transformações físicas e psíquicas decorrentes, principalmente, da possibilidade de nova visão de mundo e escolhas diferentes das realizadas até então. Ela tem início com a puberdade, que é de caráter biológico e com as mudanças hormonais que acontecem, geralmente, entre 11 e 13 anos nos meninos (com a primeira ejaculação) e entre 9 e 14 anos nas meninas (com a primeira menstruação).

Esse processo de transformação inicia-se no momento em que se reconhece no espelho e percebe que é um ente separado da mãe, buscando sempre e cada vez mais durante seu crescimento, uma autonomia experimentada na própria vivência.

Porém, muitas vezes os pais não permitem ou não aceitam que a aprendizagem aconteça por meios próprios dos filhos e exigem atitudes diante dos acontecimentos de acordo com seus padrões de vida, criando conflitos familiares de grande impacto para este adolescente, ou seja , muitos pais não aceitam novos aspectos que não aqueles da criança educada por eles.

Chegou a hora de conhecer outros “mundos” e de criar novos vínculos, mesmo que para isto também tenham que enfrentar dramas geracionais, já que essa fase, a adolescência, é transpassada pelo calor da emoção, da intensidade dos sentimentos “à flor da pele”. Mesmo quando oscilantes entre a apatia e a rebeldia, cabe à família mediar comportamentos que vão de alto risco até a total incapacidade de reação, com o jovem demonstrando ainda, insegurança diante de algum revés da vida.

É nessa fase que surgem os primeiros cúmplices na vida afetiva com as  trocas de vivência sexual, com a necessidade de ser reconhecido como parte de um grupo ou “tribo” com princípios idênticos e apoio incondicional e, dependendo do grupo, pode se sentir incluído ou excluído.

A adolescência é o período de se interagir com o outro fora do círculo familiar, buscando-se novos caminhos e significados, tão necessários para a mudança e evolução do mundo. Conhecer-se nessa caminhada e torná-la mais suave é o objetivo da psicanálise, que através de associações livres poderá facilitar a investida do jovem na vida adulta.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A base de tudo

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Há muitos séculos, estudiosos já mencionavam em seus escritos, a existência de uma considerável movimentação do bebê dentro do ventre materno e uma possível ligação emocional entre ambos, mãe e filho. Essas observações, a princípio intrigantes e objeto de interesse por muitos pesquisadores nos tempos seguintes, teve sua comprovação somente por volta do século XIX […]
    Leia mais+

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS