Família

por Rosangela Scatena Moreto | Psicanalista       

Ser idoso é viver a vida na plenitude de sua experiência, com o apoio da família e em busca de saúde física e mental.

Envelhecer é um fato. Se tudo der certo, vamos envelhecer. 

Queremos viver muito, sermos idosos saudáveis, sermos felizes, viajar na velhice, queremos ser sábios com a idade…

E como é na verdade ser um idoso? 

Muitos chegam surdos, perdem parte da visão, a memória falha, confundem as histórias da vida, às vezes, a aposentadoria dá para pagar o plano de saúde, a comida e os remédios, caminhar é cansativo, o joelho dói e a coluna também… Foram pais e ensinaram os filhos a serem independentes, todos tomaram um rumo na vida, formaram famílias, foram embora, às vezes de cidade, às vezes de país, tiveram filhos, a cada novo dia envolvidos em suas rotinas e cuidando das suas vidas.

É contar as mesmas histórias durante as refeições; é falar as mesmas coisas repetidas vezes, e às vezes, até mudar de ideia, porque já não lembra qual era o assunto; é falar de assunto diferente da conversa; é achar o mundo estranho porque está tudo mudado; é ser machista; é ser preconceituoso; é esquecer da pandemia; é ser autêntico. 

É uma experiência de paciência, paciência e paciência. Conviver com um idoso, é entender as limitações do corpo e da mente; é aprender que o olhar e o amor fazem diferença a vida toda, não importa a idade; é acolher; é perdoar; é relevar; é envolver-se; é estar perto; é amar… 

É aprender a fazer hoje, a resolver hoje os assuntos que nos fazem sofrer; é ver hoje aquela angústia que sentimos por alguém; é investigar hoje aquela tristeza que guardamos dentro do nosso coração; temos hoje a chance de sermos melhores e mais sábios, é hoje o dia de viajar e de ser feliz. É hoje o melhor dia!! 

A psicanálise nos mostra que a nossa complexidade, muitas vezes, não é tão complexa assim, que nossos medos, não são tão grandes, nossas angústias são coisas de criança e nossas raivas, rancores e frustrações também…

Sejamos adultos, completos, felizes, o quanto antes, daqui a pouco, pode ser que tenhamos 100 anos e estaremos mais perto de sermos crianças de novo…

A psicanálise ajuda hoje muitos casais a trazerem seus filhos ao mundo com mais saúde mental, pois o ideal é sermos felizes desde o nosso primeiro momento de vida, o que é um grande presente e herança de família.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress