Autoestima x Assertividade

por

O comportamento assertivo é uma qualidade indispensável nos profissionais de hoje e reúne várias competências emocionais. É uma filosofia de vida, envolvendo valores, atitudes, pensamento e sentimentos frente à vida.

A autoestima é o conceito que se tem de si, do que se pensa e se sente. Do quanto a pessoa confia em seu “taco”, do seu auto-respeito, da admiração de suas fortalezas e da compaixão das suas fraquezas.

Quando se estabelece essa relação de confiança, a autoestima interfere diretamente na assertividade, tudo fica mais fácil, alimenta esta autoestima, aceita-se feedbacks, e assim ocorre o crescimento.

Ter comportamento assertivo quer dizer que a autoestima está equilibrada e assim se transmite um sentimento de confiança e credibilidade, além da comunicação clara e transparente. A pessoa passa a ter respeito próprio e também pelos outros.
Em qualquer profissão, essas são competências admiradas por quem convive com esses profissionais, seja as empresas, os clientes, pacientes, enfim por todos.

Quando essa relação é conturbada, ocorrem percepções equivocadas e é por aí que começam os problemas. As decepções, mágoas e ressentimentos causam uma série de sintomas tanto psíquicos como físicos. Não saber lidar com essas emoções pode fazer o corpo adoecer, são as doenças chamadas psicossomáticas.

A boa notícia é que tudo isto pode mudar e por meio do autoconhecimento pode-se solucionar estas questões, podendo assim equilibrar melhor as emoções.

Hoje o Brasil possui cerca de 13 milhões de desempregados. A pergunta é: Porque têm pessoas que não são afetadas pela crise?

As pessoas se perguntam e não entendem porque foram demitidas.

Você sabia que, segundo estudos, especialmente da revista “Você S/A”, 87% das pessoas são demitidas por comportamento e não por questões técnicas. O comportamento denuncia o desequilíbrio.

A Assertividade caminha junto com a autoestima. A Psicanálise é um dos caminhos que poderá levar ao autoconhecimento. E o autoconhecimento leva ao Comportamento Assertivo.

Maria Neves

Psicanalista

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress