Autoestima x Assertividade

por

O comportamento assertivo é uma qualidade indispensável nos profissionais de hoje e reúne várias competências emocionais. É uma filosofia de vida, envolvendo valores, atitudes, pensamento e sentimentos frente à vida.

A autoestima é o conceito que se tem de si, do que se pensa e se sente. Do quanto a pessoa confia em seu “taco”, do seu auto-respeito, da admiração de suas fortalezas e da compaixão das suas fraquezas.

Quando se estabelece essa relação de confiança, a autoestima interfere diretamente na assertividade, tudo fica mais fácil, alimenta esta autoestima, aceita-se feedbacks, e assim ocorre o crescimento.

Ter comportamento assertivo quer dizer que a autoestima está equilibrada e assim se transmite um sentimento de confiança e credibilidade, além da comunicação clara e transparente. A pessoa passa a ter respeito próprio e também pelos outros.
Em qualquer profissão, essas são competências admiradas por quem convive com esses profissionais, seja as empresas, os clientes, pacientes, enfim por todos.

Quando essa relação é conturbada, ocorrem percepções equivocadas e é por aí que começam os problemas. As decepções, mágoas e ressentimentos causam uma série de sintomas tanto psíquicos como físicos. Não saber lidar com essas emoções pode fazer o corpo adoecer, são as doenças chamadas psicossomáticas.

A boa notícia é que tudo isto pode mudar e por meio do autoconhecimento pode-se solucionar estas questões, podendo assim equilibrar melhor as emoções.

Hoje o Brasil possui cerca de 13 milhões de desempregados. A pergunta é: Porque têm pessoas que não são afetadas pela crise?

As pessoas se perguntam e não entendem porque foram demitidas.

Você sabia que, segundo estudos, especialmente da revista “Você S/A”, 87% das pessoas são demitidas por comportamento e não por questões técnicas. O comportamento denuncia o desequilíbrio.

A Assertividade caminha junto com a autoestima. A Psicanálise é um dos caminhos que poderá levar ao autoconhecimento. E o autoconhecimento leva ao Comportamento Assertivo.

Maria Neves

Psicanalista

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A base de tudo

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Há muitos séculos, estudiosos já mencionavam em seus escritos, a existência de uma considerável movimentação do bebê dentro do ventre materno e uma possível ligação emocional entre ambos, mãe e filho. Essas observações, a princípio intrigantes e objeto de interesse por muitos pesquisadores nos tempos seguintes, teve sua comprovação somente por volta do século XIX […]
    Leia mais+

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS