A compulsão alimentar na adolescência

por

por Juliana Campos | Psicanalista

Nunca a adolescência foi tão discutida como atualmente e por mais que seja um processo natural, pelo qual todos passam para chegar à maturidade, é também um momento temido pelos pais, estes muitas vezes esquecidos de período semelhante em que um vivenciaram os mesmos conflitos e transformações.

A adolescência é uma passagem obrigatória, delicada e, muitas vezes atormentada, no entanto, uma passagem igualmente criativa, que vai do fim da infância ao limiar da maturidade. Conforme Juan-David Násio o adolescente é uma criança que ruma lentamente para a vida adulta.

Nesta fase, o adolescente está crescendo e consequentemente precisa se reabastecer energeticamente, para ter condição de passar por esse processo de forma sadia. As principais transformações ocorrem nos campos biológico, psíquico e sociológico. Assim, pode tornar-se magro demais ou então obeso e, justamente nesse ponto, poderá apresentar problemas, caso não aceite o próprio físico. Além disso, é um período em que o adolescente terá que encarar o vestibular, o início das relações amorosas e o despertar da sexualidade.

Por isso é comum a manifestação de certos transtornos na infância e adolescência. São considerados transtornos alimentares qualquer hábito alimentar que traga algum tipo de dano para a saúde do indivíduo.E na maioria das vezes estão relacionados a uma série de fatores, cujas consequências seriam ansiedade, carência, compensação, chegando até a pressão social para ter um corpo perfeito.

A compulsão alimentar é um dos mais conhecidos transtornos alimentares e é quando o indivíduo ingere, de forma descontrolada, uma grande quantidade de comida em um pequeno espaço de tempo, seguido por momentos de tristeza e arrependimento.

É importante que os pais entendam que na adolescência os filhos podem passar por um período de dependência igual ou até maior de quando eram bebês. Mas, caso haja uma possível adolescência difícil, o mais indicado é sempre buscar a ajuda de profissionais que auxiliarão este adolescente a desenvolver-se sem vivenciar tantos conflitos graves consigo mesmo.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+

    Presente de 22 anos do IBCP Psicanálise

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Comemoramos nosso aniversário presenteando aqueles que tornaram possível nossa caminhada até aqui … todos que tornaram possível o IBCP!!! Nossa equipe de psicanalistas, nossa equipe administrativa, nossos alunos e pacientes que confiaram sua jornada de trabalho, formação e tratamento ao IBCP. Vamos desembrulhar o presente: Uma equipe de psicanalistas composta por Altamiro, Sylvana e Josué, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS