Criança Interior

por

por Equipe IBCP

Tudo o que se vive na infância, se reflete na vida adulta.
Quando pequenas, as crianças veem os pais como os super-heróis de suas vidas e dessa maneira o que é falado se torna verdade absoluta, fato que as palavras ditas causam impacto.

Se por algum motivo a criança se sentiu cobrada, criticada, abandonada, rejeitada, estes sentimentos que causaram dor, permanecem dentro da pessoa para sempre, levando o adulto a buscar resolver esta dor, revivendo o momento da situação vivida.

Olhar para a dor, sair da zona de conforto e enfrentar o desconforto de se deparar com essas lembranças; permitindo-se chorar, sentir tristeza, vazio, raiva e outros sentimentos, é uma forma de elaborar a dor.

Quando se mergulha nas lembranças, é possível trazê-las à consciência para ressignificar a relação com a realidade atual, em todos os âmbitos da vida, tais como relacionamentos, profissão, convivências, entre outras, e dessa forma o adulto poderá olhar e conseguir viver de uma forma mais saudável.

A psicanálise contribui para essa viagem interior e acolhe a criança interna, ajudando-a a trabalhar suas dores e transformá-las, para que o adulto possa viver uma vida mais plena.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+

    COMO FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL – Dicas para abordar assuntos complexos

    por Elizabete Ruivo | Psicanalista Didata
    Dona Nena, 53 anos, do lar, casada com uma pessoa dependente de álcool, dois filhos adultos e independentes, várias crises depressivas decorrentes das situações vividas e desafiadoras, agravadas posteriormente por desequilíbrio hormonal devido à menopausa. Esta senhora era cuidadosa com sua alimentação, com acompanhamento médico ginecológico anual, mas em relação a sua saúde mental acalentava […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress