Dizer “não” é um presente aos filhos

por

Por Laura Martins | Psicanalista

Para que uma criança possa crescer e se desenvolver de forma saudável, são necessários limites dados, pelos pais ou cuidadores, que podem gerar segurança, autonomia e autoestima. Assim, a criança aprende que nem tudo é possível e através das frustrações construídas se torna mais forte e responsável perante a vida. A falta de limites na infância pode gerar adultos inseguros, dependentes e vulneráveis às adversidades que surgirem.

Ao longo das últimas décadas, parece ter havido a inversão de papéis, quando pais muitas vezes não querem se indispor com seus filhos. Estes pais fizeram parte de uma outra época e declaram que seus filhos não precisam passar pelas dificuldades que passaram. Mas, por qual motivo parece ser tão difícil colocar limites? Por que é tão penoso dizer “não”?

O processo analítico pode auxiliar a responder a estas perguntas. Trabalhando conteúdos internos e trazendo para a consciência a causa dessas dificuldades parentais, é possível construir um novo olhar para a criação dos filhos, contribuindo desta forma na formação de adultos autônomos, responsáveis e sustentáveis.

E, para os filhos, a psicanálise também pode ser ferramenta transformadora permitindo o reconhecimento e retomada do seu lugar como filho.

Em ambos os casos, os resultados obtidos através do processo analítico reverberam no próprio analisando, nas pessoas de seu convívio e, mais amplamente, em toda a sociedade que, gradativamente, se tornará mais ética e próspera.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress