Expectativa x Ansiedade

por

por Equipe IBCP

Expectativa e ansiedade – quem vive estes sentimentos sabe realmente qual é a diferença entre eles?

Então vamos lá:

Expectativa: situação de quem espera a ocorrência de algo, ou sua probabilidade em determinado momento.

Ansiedade: sentimento ligado à preocupação, que apesar de ser uma reação natural do corpo, pode causar nervosismo e medo intenso.

Muitas vezes a pessoa vive algo que a deixa confusa em relação ao que está passando, por isso, nem sempre consegue refletir sobre a questão.
Quando alguém fica ansioso, o cérebro passa por desequilíbrios químicos gerados pela produção de hormônios.

É uma excitação que gera passividade em relação ao presente e uma tentativa de antecipar o futuro, impedindo a pessoa de agir de forma natural, causando, muitas vezes sofrimento e fazendo com que o medo, interferira na sua vida de forma bastante negativa.

Já a expectativa, que faz parte da vida de qualquer pessoa, é muito importante, pois ela faz com que se possa sentir e gerenciar da melhor maneira possível a condução dos acontecimentos no dia a dia.

Ambas são provocadas por algo que já ocorreu ou que está por vir. A diferença é que na ansiedade os sentimentos destrutivos controlam a pessoa, enquanto a expectativa, motiva atitudes que levarão o indivíduo ao encontro do seu objetivo.

Quando a pessoa está ansiosa, não consegue olhar para o todo e sofre antecipadamente, ficando dependente de uma única situação; enquanto na expectativa, ela consegue enxergar a situação real, ficar feliz por algo que está para acontecer, atraindo positividade e desejando o bem.

A Psicanálise contribui para o autoconhecimento. Assim,a pessoa poderá transformar ansiedade em expectativa e, desta forma, ter a oportunidade de viver uma vida mais tranquila.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress