O que um cão pode nos mostrar sobre o envelhecimento

por

por Equipe IBCP

Atualmente, observa-se que os animais de estimação estão cada vez mais presentes na convivência com as pessoas, porém o tempo vai passando e os donos nem percebem que eles envelhecem.

Por exemplo: tem o caso de uma pessoa que ganhou uma cachorrinha com apenas 45 dias e que a acompanhou por 13 anos. Sempre a levou ao veterinário, cuidando da alimentação, água, passeios, era a sua companheira, mas nunca percebeu que a cachorrinha estava ficando idosa.

E um dia, exatamente no dia do aniversário da cadelinha, ela passou mal, não conseguia respirar direito, e por estarem em outra cidade, sem o veterinário dela por perto…… saiu em busca de Pronto Socorro Veterinário que a acolheu deu oxigênio, mas como não tinham os equipamentos para os cuidados necessários, foram encaminhadas para outro hospital. O caminho foi longo e durante o percurso ela, a dona, se deu conta que o tempo passou e passou muito rápido.

Assim é a vida, a cachorrinha ficou bem e agora com os cuidados certos para a sua idade, mostra que o tempo passa para todos, mesmo que muitos não queiram aceitar, deixando de viver a beleza de cada fase.

Olhar para o tempo e aceitar a vivência de cada momento poderá minimizar o medo do que vai chegar com a idade. E a Psicanálise poderá contribuir nesse olhar, possibilitando viver o presente com plenitude e disposição para o que virá.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A base de tudo

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Há muitos séculos, estudiosos já mencionavam em seus escritos, a existência de uma considerável movimentação do bebê dentro do ventre materno e uma possível ligação emocional entre ambos, mãe e filho. Essas observações, a princípio intrigantes e objeto de interesse por muitos pesquisadores nos tempos seguintes, teve sua comprovação somente por volta do século XIX […]
    Leia mais+

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS