O que um cão pode nos mostrar sobre o envelhecimento

por

por Equipe IBCP

Atualmente, observa-se que os animais de estimação estão cada vez mais presentes na convivência com as pessoas, porém o tempo vai passando e os donos nem percebem que eles envelhecem.

Por exemplo: tem o caso de uma pessoa que ganhou uma cachorrinha com apenas 45 dias e que a acompanhou por 13 anos. Sempre a levou ao veterinário, cuidando da alimentação, água, passeios, era a sua companheira, mas nunca percebeu que a cachorrinha estava ficando idosa.

E um dia, exatamente no dia do aniversário da cadelinha, ela passou mal, não conseguia respirar direito, e por estarem em outra cidade, sem o veterinário dela por perto…… saiu em busca de Pronto Socorro Veterinário que a acolheu deu oxigênio, mas como não tinham os equipamentos para os cuidados necessários, foram encaminhadas para outro hospital. O caminho foi longo e durante o percurso ela, a dona, se deu conta que o tempo passou e passou muito rápido.

Assim é a vida, a cachorrinha ficou bem e agora com os cuidados certos para a sua idade, mostra que o tempo passa para todos, mesmo que muitos não queiram aceitar, deixando de viver a beleza de cada fase.

Olhar para o tempo e aceitar a vivência de cada momento poderá minimizar o medo do que vai chegar com a idade. E a Psicanálise poderá contribuir nesse olhar, possibilitando viver o presente com plenitude e disposição para o que virá.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress