Fé Religiosa e Psicanálise

por

por Equipe IBCP

Nas horas de dificuldades, nos problemas enfrentados no dia a dia, frequentemente recorremos ao sagrado e às crenças religiosas, sempre na busca de algo que parece nos explicar coisas que não entendemos e nos assustam na vida.

Na nossa prática em consultório é comum chegarem pacientes que, às vezes, muito antes do divã do psicanalista, procuram o criador, o sagrado, o pai e a mãe através da religião.

A fé religiosa move montanhas, pode transpor crenças e é uma força de poder transformadora que está dentro de nós. Ela pode renovar a esperança do indivíduo “Fé na vida!”

A arqueologia tem mostrado que os primeiros pensamentos que o ser humano desenvolveu dirigiam-se à Deus, ao pai e ao Criador. A palavra “religião” vem do latim e significa “respeito”; “reverência” – ou seja, uma releitura do cultuar ao divino.

A fé é uma crença primordial que liga o indivíduo ao sagrado e a um ideal que alimenta a existência: “o mover-se para a vida, o superar obstáculos.

Considerada uma súplica de esperança, a fé religiosa transpassa o tempo e, através de seus preceitos e leis, pode ser importante na construção da moral e da ética.

Também ganha sentido quando permite ao ser humano se religar e se conectar consigo mesmo, prosseguindo ao outro.

O Divino é a nossa essência e a sua busca na religião, ou seja, fora de nós. É, na verdade, a busca do religar-se a si mesmo, aquilo que está e sempre esteve em seu interior: a sua própria essência!

Jung dizia que um dos mais importantes arquétipos era o de Deus, presente em absolutamente todas as culturas. Para ele, a religião era um elemento integrador da psique humana.

Esse sentimento abstrato não precisa de provas materiais para estar presente, permitindo que através da conexão com o sagrado, o ser humano consiga redescobrir o que sempre esteve no seu interior.

A Religião tem um lugar de grande significado na existência humana, atendendo nossa demanda dentro das dificuldades, dos medos, das angústias e das incertezas, como uma força para desenvolver o potencial humano de ultrapassar esses obstáculos.

A Psicanálise se origina dessa mesma fonte. Essa é a ligação que podemos fazer entre a psicanálise a busca universal do ser humano em relação ao sagrado!

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress