Gestar é um ato de amor

por

por Christina Guedes | Psicanalista e Psicoembrióloga

A psicoembriologia veio para acolher a alma da mulher que floresce para gestação, atualmente falamos muito dos cuidados médicos e alimentares no período gestacional, porém esquecemos da essência feminina, de cuidar e de lidar com os seus sentimentos neste momento, quando a mulher floresce em seus hormônios, passando por uma transformação visível no seu corpo físico e de uma forma mais sensível percebendo seus sentimentos.

Durante a gestação o bebê se alimenta com os nutrientes consumidos pela mãe, as refeições nutrem as células fortalecendo seu crescimento e as emoções são captadas por ele constituindo seu aparelho psíquico, que automaticamente passará a ter a mesma reação daquela que o está gestando.

O bebê não reage como a mãe, apenas sente e registra o ambiente. Por meio do olhar daquela que lhe nutre, o bebê criará o vínculo afetivo com o pai, neste momento receberá da mãe as emoções vivenciadas por ela na relação com o pai, que podem até ser conflituosas.

No período gestacional a mulher fica mais sensível ao ambiente onde vive e suas relações são mais intensas, neste período conhecer seus sentimentos é um processo de autoconhecimento, gestar é um ato de amor.

Tudo que passa na vida dos pais durante a gestação, seja o consumo de alimentos e os sentimentos vivenciados, terão uma profunda influência sobre a mente e o corpo do bebê.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+

    Presente de 22 anos do IBCP Psicanálise

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Comemoramos nosso aniversário presenteando aqueles que tornaram possível nossa caminhada até aqui … todos que tornaram possível o IBCP!!! Nossa equipe de psicanalistas, nossa equipe administrativa, nossos alunos e pacientes que confiaram sua jornada de trabalho, formação e tratamento ao IBCP. Vamos desembrulhar o presente: Uma equipe de psicanalistas composta por Altamiro, Sylvana e Josué, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS