Histeria

por

por Jucimara Miotto | Psicanálise

O nome histeria vem do grego “hystera” que significa útero.  Os antigos atribuíam a histeria unicamente às mulheres, aquelas portadoras de transtornos psicológicos, pois acreditavam que elas estariam sendo assediadas por maus espíritos, por isso eram presas e banidas da comunidade e, muitas vezes, submetidas aos rituais de exorcismo com torturas.

Posteriormente, Freud, em seus estudos, entendeu a Histeria como uma sexualidade reprimida, muitas vezes oriunda na infância. A manifestação histérica pode causar prejuízos físicos, psíquicos e sociais para o indivíduo. Na histeria a instabilidade emocional leva   ao pânico causado por medos que muitas vezes não se sabe de onde vem ou o que realmente são, gerando no corpo sintomas como câimbras, paralisias, dor de cabeça, desmaio, amnésia entre outros.   Em alguns casos, o seu sintoma tem consequências contrárias como dar um ar de superioridade para o sujeito histérico.  Nos dias de hoje a histeria não se resume somente as mulheres, mas também aos homens, podendo ser entendida como uma consequência da vida moderna.

Não existe um único critério que pode ser indicado como um causador da histeria, mas sim várias situações: o dia a dia agitado, o trabalho, relacionamentos, filhos e o mais comentado nos dias de hoje o Corona Vírus e a necessidade do isolamento, gerando, inclusive o home office. As pessoas passaram a conviver consigo mesmas, voltaram-se para seus lares, seus trabalhos foram para dentro de casa e lá já estava a família.   Fez-se o silêncio externo e começou o barulho interno. E agora?

É necessário olhar para si, sentir a história de seus antepassados, que passaram por pandemias, guerras e várias privações, mas você está aí, seus filhos estão aí, sua história está sendo contada por você. E a psicanálise permite esse olhar para si, o dono história, ou seja, vista pelo ator principal, você mesmo.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress