A importância de se reinventar

por

por Laura Martins | Psicanalista

A pandemia chegou e trouxe com ela isolamento, crise e pânico. O medo se tornou o protagonista dessa história cujo final ainda está sendo construído: medo da incerteza, medo da doença, medo do porvir. Uma mistura de todos os sentimentos de uma forma muito intensa. Por tudo isso, surgiu, então, a necessidade de se reinventar.

O mundo se tornou virtual e as pessoas estão mais conectadas do que nunca. Home office, home school, lives e outros termos tecnológicos se evidenciam cada vez mais, permitindo à vida não parar em sua totalidade. Além de se manter conectados com o mundo lá fora, se faz necessário reinventar o modo com o qual nos relacionamos, agora, com o mundo dentro de casa.

No entanto, olhar para trás com saudades da vida, que repentinamente mudou, pode gerar angústia. Preocupar-se com o futuro por não saber como isso tudo terminará trará stress e ansiedade. Assim, é fundamental olhar para dentro de si em busca de entender os reflexos que esta nova realidade está causando internamente.

Para tanto, a psicanálise é ferramenta transformadora que pode auxiliar na busca deste olhar interno, possibilitando o conhecimento e fortalecimento necessários para seguir a vida com a saúde mental necessária e tão importante, principalmente nos dias atuais.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+

    COMO FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL – Dicas para abordar assuntos complexos

    por Elizabete Ruivo | Psicanalista Didata
    Dona Nena, 53 anos, do lar, casada com uma pessoa dependente de álcool, dois filhos adultos e independentes, várias crises depressivas decorrentes das situações vividas e desafiadoras, agravadas posteriormente por desequilíbrio hormonal devido à menopausa. Esta senhora era cuidadosa com sua alimentação, com acompanhamento médico ginecológico anual, mas em relação a sua saúde mental acalentava […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress