Jung, um homem contemporâneo

por

Por Elizabete Ruivo | Psicanalista

“Há coisas que ainda não são verdadeiras, que talvez não tenham direito de ser verdadeiras, mas que o poderão ser um dia.”

É com esta voz silenciosa de Carl Gustav Jung que Nise da Silveira, médica psiquiatra e uma das responsáveis pela introdução da teoria junguiana no Brasil, inicia o último capítulo de seu livro “Jung, Vida e Obra”.

Nascido a 26 de julho de 1875, na Suíça, portanto há 144 anos, Jung fez todos seus estudos, inclusive o curso médico na cidade de Basileia, um dos mais importantes centros culturais da Europa na época.

Formou-se em medicina aos 25 anos, deixando Basileia para trabalhar no Hospital Burgholzli, onde desenvolveu uma carreira brilhante, sendo, neste mesmo período nomeado professor e iniciando cursos famosos na Universidade de Zurique.

Assim como Freud, foi consagrado como sendo um dos grandes humanistas do século XX. Foi um médico psiquiatra e psicoterapeuta, estruturador da Psicologia Analítica e o primeiro a presidir a Sociedade Internacional de Psicanálise (IPA), colaborador de Freud no período de 1907 a 1912, sendo até nossos dias, a base e a referência para reflexão e evolução de sua teoria, ainda que comparada e contestada, abrindo espaço para sua compreensão e aprimoramento.

Desde 1909 a 06 de junho de 1961, residiu na mesma casa, onde tranquilamente veio a falecer. Sendo reverenciado até nossos dias com gratidão pela dedicação, determinação e coragem, captando do mundo externo pelos seus sentidos e do mundo interno pela sua introspecção. As experiências analisadas e teorizadas nos servem até o momento como guias no caminho da nossa própria completude.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress