Linguagem, a vida em movimento

por

por Regiane G. Mazzola | Psicanalista e Psicoembrióloga

Vida é movimento!

Movimento que cria a vida, que a desenha e que faz de seus momentos e experiências, histórias, transmitidas e registradas, nas páginas da vida, pelas diversas formas de linguagem.


As palavras ditas e as que não foram ditas marcam estas histórias, desde a concepção de uma vida, no útero materno, juntando as sensações às emoções ou espalhando-as.
São como um quebra cabeça cujas peças, sensíveis, vão sendo montadas pela vida, perdendo-se, muitas vezes, algumas delas, deixando a sensação de vazio e incompletude sem fim.


Pode parecer tão simples, mas pela simplicidade, a linguagem passa despercebida, como o ar, a água, essenciais para a vida, mas percebidos, apenas na falta.


A linguagem está na fala, no olhar, nos movimentos, no chorar, no sorrir, está em tudo.


É ela que dá significado às sensações, nomes às emoções, caminhos às escolhas.


É esta linguagem que transforma um ser humano em um sujeito livre, para tomar suas decisões e responsável por comunicá-las e alcançá-las.


Da mesma forma, a psicoembriologia sistêmica estimula o vínculo entre a mamãe e o bebê, através de todas as formas de linguagem. Transforma pequenas palavras em realidade, sensações em emoções e experiências em histórias.


Traz a visão da realidade individual para o presente, a liberdade de entender que errar faz parte, que os pais criam seus filhos e se criam dia a dia, repletos de vontade, esperança e medo do que está por vir e que tudo isso dá o verdadeiro sentido para a vida de cada um.

O dizer que se origina do sentir e o sentir que se transforma no dizer, levando um olhar humano para a vida.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress