Linguagem, a vida em movimento

por

por Regiane G. Mazzola | Psicanalista e Psicoembrióloga

Vida é movimento!

Movimento que cria a vida, que a desenha e que faz de seus momentos e experiências, histórias, transmitidas e registradas, nas páginas da vida, pelas diversas formas de linguagem.


As palavras ditas e as que não foram ditas marcam estas histórias, desde a concepção de uma vida, no útero materno, juntando as sensações às emoções ou espalhando-as.
São como um quebra cabeça cujas peças, sensíveis, vão sendo montadas pela vida, perdendo-se, muitas vezes, algumas delas, deixando a sensação de vazio e incompletude sem fim.


Pode parecer tão simples, mas pela simplicidade, a linguagem passa despercebida, como o ar, a água, essenciais para a vida, mas percebidos, apenas na falta.


A linguagem está na fala, no olhar, nos movimentos, no chorar, no sorrir, está em tudo.


É ela que dá significado às sensações, nomes às emoções, caminhos às escolhas.


É esta linguagem que transforma um ser humano em um sujeito livre, para tomar suas decisões e responsável por comunicá-las e alcançá-las.


Da mesma forma, a psicoembriologia sistêmica estimula o vínculo entre a mamãe e o bebê, através de todas as formas de linguagem. Transforma pequenas palavras em realidade, sensações em emoções e experiências em histórias.


Traz a visão da realidade individual para o presente, a liberdade de entender que errar faz parte, que os pais criam seus filhos e se criam dia a dia, repletos de vontade, esperança e medo do que está por vir e que tudo isso dá o verdadeiro sentido para a vida de cada um.

O dizer que se origina do sentir e o sentir que se transforma no dizer, levando um olhar humano para a vida.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+

    Presente de 22 anos do IBCP Psicanálise

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Comemoramos nosso aniversário presenteando aqueles que tornaram possível nossa caminhada até aqui … todos que tornaram possível o IBCP!!! Nossa equipe de psicanalistas, nossa equipe administrativa, nossos alunos e pacientes que confiaram sua jornada de trabalho, formação e tratamento ao IBCP. Vamos desembrulhar o presente: Uma equipe de psicanalistas composta por Altamiro, Sylvana e Josué, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS