A mente humana nos tempos de COVID 19

por

por Jucimara Miotto | Psicanalista

Desde os primórdios o homem é colocado à prova sobre o modo como se relaciona com o meio ambiente, com o seu futuro e suas lutas. Semelhantemente a Terra, em seu ciclo natural, passou por várias doenças e tribulações e, ao final de todo o processo, observou-se uma transformação na humanidade quanto ao seu olhar para o outro e a sua forma de encarar a vida.

Em seus estudos sobre a Histeria e seus efeitos sobre as pessoas, Freud, como um bom observador da mente humana, percebeu que esta é um agente propagador tanto do bem estar, quanto da preocupação e até mesmo de uma doença, por estar ligada ao indivíduo e ao seu inconsciente.

Assim, tranquilizar-se, descansar os olhos e ouvidos também fortalecem o sistema imunológico. Sendo assim, é preciso transformar os pensamentos, desligando-se do pavor, do medo e daquilo que pode contribuir para o processo de ansiedade.

A história da humanidade sempre trouxe aprendizados e está posta como testemunha da superação humana; mostrando que o querer controlar determinadas situações, seja ela qual for, nunca beneficiou ninguém. Ao contrário, trouxe ansiedade e caos interno.

Por isso, no futuro haverá relatos que evidenciarão as atitudes que, em tempos difíceis, fizeram a diferença. Portanto, se não puder ser um agente da história coletiva, seja agente da sua própria história. Nisto está a Psicanálise! Agora é a hora!

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress