Novembro Azul: Atenção à saúde do homem

por

por Laura Martins | Psicanalista

O mês de novembro marca uma campanha significativa na prevenção e combate ao câncer de próstata. Prédios ficam azuis, as mídias também adotam esta cor, que simboliza o masculino, para lembrar a importância da saúde do homem.

Este tipo de câncer é o segundo mais comum e atinge cerca de 31% dos homens brasileiros, segundo o Inca – Instituto Nacional de Câncer, só ficando atrás do câncer de pele. A maior incidência está em homens a partir de 50 anos, além dos que têm parentes de primeiro grau, como pai ou irmão. E, somando-se a estes fatores, estudos recentes mostraram que há risco adicional para homens com peso mais elevado.

A próstata é uma pequena glândula que fica logo abaixo da bexiga do homem. Porém, por algum motivo durante seu funcionamento, algumas células começam a se desenvolver, multiplicando-se de forma anormal, o que provoca o surgimento de um tumor. É comum que esta doença não seja diagnosticada em sua fase inicial, pois pode não apresentar dor ou qualquer outro sintoma que sirva de alerta ao homem, por isso, a prevenção é o melhor remédio. Os principais sintomas são parecidos com o crescimento benigno da próstata, como o aumento do número de vezes de urinar ou a dificuldade de micção. Já nas fases mais avançadas, pode haver dores nos ossos, mal-estar geral relacionado ao sistema urinário, e também infecções generalizadas, chegando até a insuficiência renal.

A prevenção, tão importante para a saúde do indivíduo, é mais ampla do que a realização de exames periódicos que diagnosticam alguma anormalidade. Muitas doenças que surgem no corpo físico se originam no campo mental. Por este motivo, além dos exames indicados para a prevenção de doenças como o câncer de próstata, é de extrema importância que haja, para uma saúde plena, o cuidado também com a saúde mental.

Realizar a grande viagem para dentro de si, a fim de se conhecer, acolher os sentimentos e entender os motivos pelos quais determinadas ações são tomadas é de extrema importância para que possa haver melhor saúde psíquica. A psicanálise pode auxiliar como um meio de transporte para que esta profunda viagem seja feita. Por meio de ferramentas específicas, o trabalho psicanalítico visa o autoconhecimento e tomada de consciência tão necessários a fim de se promover maior saúde psíquica e, consequentemente, física de todos os que embarcam nesta jornada transformadora.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+

    Presente de 22 anos do IBCP Psicanálise

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Comemoramos nosso aniversário presenteando aqueles que tornaram possível nossa caminhada até aqui … todos que tornaram possível o IBCP!!! Nossa equipe de psicanalistas, nossa equipe administrativa, nossos alunos e pacientes que confiaram sua jornada de trabalho, formação e tratamento ao IBCP. Vamos desembrulhar o presente: Uma equipe de psicanalistas composta por Altamiro, Sylvana e Josué, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS