Novembro Azul: Atenção à saúde do homem

por

por Laura Martins | Psicanalista

O mês de novembro marca uma campanha significativa na prevenção e combate ao câncer de próstata. Prédios ficam azuis, as mídias também adotam esta cor, que simboliza o masculino, para lembrar a importância da saúde do homem.

Este tipo de câncer é o segundo mais comum e atinge cerca de 31% dos homens brasileiros, segundo o Inca – Instituto Nacional de Câncer, só ficando atrás do câncer de pele. A maior incidência está em homens a partir de 50 anos, além dos que têm parentes de primeiro grau, como pai ou irmão. E, somando-se a estes fatores, estudos recentes mostraram que há risco adicional para homens com peso mais elevado.

A próstata é uma pequena glândula que fica logo abaixo da bexiga do homem. Porém, por algum motivo durante seu funcionamento, algumas células começam a se desenvolver, multiplicando-se de forma anormal, o que provoca o surgimento de um tumor. É comum que esta doença não seja diagnosticada em sua fase inicial, pois pode não apresentar dor ou qualquer outro sintoma que sirva de alerta ao homem, por isso, a prevenção é o melhor remédio. Os principais sintomas são parecidos com o crescimento benigno da próstata, como o aumento do número de vezes de urinar ou a dificuldade de micção. Já nas fases mais avançadas, pode haver dores nos ossos, mal-estar geral relacionado ao sistema urinário, e também infecções generalizadas, chegando até a insuficiência renal.

A prevenção, tão importante para a saúde do indivíduo, é mais ampla do que a realização de exames periódicos que diagnosticam alguma anormalidade. Muitas doenças que surgem no corpo físico se originam no campo mental. Por este motivo, além dos exames indicados para a prevenção de doenças como o câncer de próstata, é de extrema importância que haja, para uma saúde plena, o cuidado também com a saúde mental.

Realizar a grande viagem para dentro de si, a fim de se conhecer, acolher os sentimentos e entender os motivos pelos quais determinadas ações são tomadas é de extrema importância para que possa haver melhor saúde psíquica. A psicanálise pode auxiliar como um meio de transporte para que esta profunda viagem seja feita. Por meio de ferramentas específicas, o trabalho psicanalítico visa o autoconhecimento e tomada de consciência tão necessários a fim de se promover maior saúde psíquica e, consequentemente, física de todos os que embarcam nesta jornada transformadora.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress