O novo e o desconhecido

por Equipe IBCP

 

por Equipe IBCP

O novo e o desconhecido: a psicanálise para situações de vulnerabilidade 

Lidar com o novo e o desconhecido exige o fortalecimento da nossa mente, o que pode ser alcançado com a ajuda da psicanálise.

Até que ponto você deixaria um desconhecido cuidar de você?

Já pensou a respeito disso?

Então vamos lá…

Geralmente, quando as pessoas ficam doentes, procuram, normalmente, “o seu médico”, aquele velho conhecido, que já sabe como é sua saúde, quais medicamentos está usando, ou seja, como é importante essa avaliação, afinal ele te conhece e você deposita nele toda a confiança necessária para ficar bem novamente.

Muitas vezes, esse profissional já te faz bem só ao falar “oi”, pois a cumplicidade que foi imposta (*adquirida) é realmente saudável.

Pois bem, todo esse cuidado, respeito e dedicação são muito importantes e nos deixam, de certa maneira, confortáveis.

Mas quando, de repente, você não tem esse olhar clínico e conhecido por perto?

Momentos em que é preciso enfrentar o novo e o desconhecido

Podemos citar um exemplo: em uma emergência a pessoa está com dor, entra em um hospital desconhecido e o diagnóstico é uma cirurgia.

Nessa hora a vontade de fugir, o mix de remédios se transforma em um mix de sentimentos: tristeza, chateação, receio, nervoso, medo, angústia e a cada minuto que passa, a pessoa consegue achar outros motivos para ir embora, porque ali não quer ficar de modo algum, porém é o necessário.

Todavia, confiar naquelas pessoas e manter a calma é fundamental assim como buscar recurso em si mesmo, para enfrentar situações como essas com o desconhecido.

Como a psicanálise pode ajudar?

Ativando os mecanismos psíquicos que nos fazem pensar racionalmente, separando a emoção do momento e enxergando a necessidade de passar por aquela situação, é como a psicanálise poderá contribuir, fortalecendo você para que possa lidar com o novo e com o desconhecido.

Mas não é simples chegar a esse estágio, por isso, para estar preparado, é preciso procurar profissionais capacitados na área.

Precisa de ajuda para enfrentar o novo e o desconhecido? Quer ajudar pessoas a enfrentarem seus medos e traumas?Clique aqui e conheça o Curso de Psicanálise do IBCP. Você pode se tornar um psicanalista certificado em um dos cursos mais completos do Brasil.

 

Equipe IBCP

 

 

 

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Publicidade no Divã

    por Nadia Lappas | Psicanalista       
    Aprendemos a comprar desde criança. Mas o que exatamente você compra na gôndola? O que você coloca no carrinho de compras do seu aplicativo preferido? Sabemos que hoje algoritmos medeiam nossas relações nas redes sociais, como também nossos caminhos de consumo na rede. Campo fértil para a publicidade que oferta magicamente tudo o que queremos. […]
    Leia mais+

    A Mitologia na construção da Psicanálise

    por Nadia Lappas | Psicanalista       
    Os seres humanos sempre foram criadores de mitos. A necessidade de contar histórias é tão antiga que muitos autores consideram que ela deve ter nascido com o próprio homem, pois somos criaturas em busca de sentido. Existe algo de poderoso nos mitos que transcende tanto a razão, quanto as fronteiras de uma cultura. Para Jung, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS