Os cães e suas grandes lições

por Ana Célia da Costa | Psicanalista

 

por Ana Célia da Costa

Os cães e suas grandes lições: ensinamentos para a vida

Viver como os cães é um dos grandes ensinamentos para a vida, pois precisamos viver o momento presente, sem deixar pequenas felicidades passarem.

Sabemos que a relação entre humanos e caninos é bastante antiga. Desde os primórdios até os dias atuais, os cães já auxiliaram na caça, protegeram propriedades, participaram de missões policiais, resgates de pessoas perdidas, confortaram doentes em hospitais, guiaram deficientes visuais, entre outras funções.

Apesar da proximidade, muitas vezes apreciamos a companhia, as travessuras e até a beleza, porém deixamos escapar o que, com simplicidade, eles nos ensinam.

O que os cães podem nos ensinar?

Um cão vive intensamente todas as oportunidades que são oferecidas a ele. Quando sai a passeio, aproveita todos os minutos e nunca deixa para uma próxima vez, se ele pode cheirar aquele mato, descobrir quem está naquele jardim, ganhar um afago, conhecer um novo “amigo”, ou até mesmo desafiar cães maiores.

Isso quer dizer: viva o presente, aproveite as oportunidades e não procrastine o que você deseja fazer. O tamanho do desafio pode ser muito grande, mas o importante está em como você vê a sua capacidade.

Nos momentos de adversidades, quais são as lições?

Rosnar, latir e morder são habilidades das quais eles fazem uso para, entre outras coisas, demarcar território. Isso quer dizer: use com moderação suas habilidades para estabelecer limites, afinal para que morder se um rosnado pode resolver.

Donos de uma incrível sensibilidade, uma aguçada audição, apesar de não falarem, são capazes de perceber uma simples mudança no tom de voz das pessoas e diante disso conseguem mudar também o próprio comportamento. Isso quer dizer: entenda que as pessoas nem sempre estão nos seus melhores dias e que é preciso desenvolver a percepção para falar em alguns momentos e em outros somente ouvir, quando assim for necessário e oportuno.

O que aprendemos vivendo como os cães?

Cães não dispensam um banho de sol e tampouco, em dias de muito calor, muita água e a boa sombra de uma árvore para descansar. Isso quer dizer: cuide de sua saúde física, descanse quando for necessário e aproveite para relaxar. Corpo e mente estão sempre em sintonia.

Ao longo de sua história de domesticação, fazem parte não só da vida de muitas famílias abastadas, como também são criados por moradores de rua, e às vezes, abandonados, nem donos têm. Mesmo assim, conseguem conviver bem e dedicar igual amor e gratidão em ambas as situações. Isso quer dizer: você não pode mudar as pessoas, mas pode aprender a conviver com as limitações delas, agradecendo pela possibilidade do aprendizado que tal situação permite.

A resiliência é um dos maiores ensinamentos para a vida

Por fim, nem sempre os cães têm uma história de vida feliz, alguns passam por maus tratos, fome, frio, abandono, entre outras coisas. De tudo isso, eles guardam lembranças que nunca se apagam, entretanto se dispõe alegremente a recomeçar uma vida nova, assim que integram uma nova família ou quando são resgatados de uma situação de perigo. Isso quer dizer: mesmo sabendo que não podemos apagar momentos doloridos da nossa história, há sempre tempo de olharmos amorosamente para ela, no intuito de compreender o porquê de nossas ações e assim, fazendo novas escolhas, melhorar o fluxo da nossa vida.

A lição, portanto, é sobre resiliência, uma palavra que todos gostam de usar, mas que nem sempre sabem como chegar a esse estágio em suas vidas. Assim, a psicanálise pode contribuir para tenhamos mais momentos iguais aos dos cães.

Já pensou em ser um psicanalista certificado? Refletir sobre a sua vida e poder ajudar muitas pessoas a viverem mais como os nossos amigos caninos?

Clique aqui e conheça o Curso de Psicanálise do IBCP!

 

 

 

 

 

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress