O que nos irrita nos outros?

por

por Equipe IBCP

Por que será que as atitudes e as falas de algumas pessoas nos irritam tanto?

Carl Gustav Jung, criador da Psicologia analítica, nos ensina que “Tudo o que nos irrita nos outros pode levar-nos a um entendimento de nós mesmos.”

Em muitas ocasiões, algumas pessoas que nem conhecemos, nos causam irritação, sensações ou sentimentos que nem sabemos nomear.

Parar para observar e refletir sobre esses sentimentos são momentos importantes, pois é exatamente ali que se pode dar um passo à frente em nossa vida, uma vez que o motivo da irritação, faz com que se perceba o sintoma.

Assim, quando a pessoa conhece a si mesma, poderá assumir a responsabilidade e as consequências de suas escolhas cotidianas, evitando ver no outro o que é seu, e relacionando-se melhor com a irritação que o outro o faz sentir.

O processo analítico é uma oportunidade de aprendizado, podendo proporcionar o crescimento pessoal.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress