O olhar de Melanie Klein para a criança

por Maria Inês Mattos | Psicanalista

por Maria Inês Mattos | Psicanalista e Psicoembrióloga

Conheça Melanie Klein e o seu olhar para a criança 

Pioneira na psicanálise infantil, Melanie Klein contribuiu para o início de diagnósticos e tratamentos para a criança. [UdW3] 

        A criança, ao longo da história, nem sempre foi vista como criança. Exemplo disso, é que até o século XVII eram tratadas como miniadultos, não havendo diferença nas vestes e nas atividades laborais – crianças pequenas participavam do trabalho dos adultos

      No final do século XIX, com a criação da Psicanálise, Freud assim como outros psicanalistas, fazia análise de seus filhos. Porém o atendimento da criança ainda continuava inexplorado dentro da Psicanálise, tanto como ciência quanto como terapia, não havendo um atendimento específico como se tem atualmente.

Quem foi Melanie Klein

     Uma das pioneiras no desenvolvimento dos estudos com crianças, iniciou seu percurso na Psicanálise primeiramente como paciente e depois como psicanalista, dedicando quase toda sua vida a análise infantil, tendo, inclusive, o seu filho Hans como primeiro paciente.

       Dentre várias obras, umas das mais significativas foi a “PSICANÁLISE DE CRIANÇAS”, publicada em 1932, que ainda hoje é base para muitos profissionais no atendimento infantil.

       Nessa obra, um dos assuntos abordados por Klein foi a teoria das posições, na qual diferencia duas principais fases no primeiro ano de vida do desenvolvimento do bebê, caracterizando o funcionamento psíquico.

A Psicanálise para a criança

          A  contribuição de Melanie Klein para a Psicanalise foi e continua sendo de grande valia, deixando um legado de extremo valor, que transpassou o tempo e ainda hoje nos ensina o cuidado com a criança.

            No mês de março, comemora-se o nascimento desta mulher brilhante que, utilizando-se de suas questões pessoais, deu um novo olhar para a criança.

            Melanie Klein e outros autores são temas de estudo no Curso de Psicanálise do IBCP, no qual você conhecerá mais a fundo essa e outras contribuições importantes para a Psicanálise.

            Ficou interessado? Clique aqui e saiba como se tornar um psicanalista certificado.

 

 

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A base de tudo

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Há muitos séculos, estudiosos já mencionavam em seus escritos, a existência de uma considerável movimentação do bebê dentro do ventre materno e uma possível ligação emocional entre ambos, mãe e filho. Essas observações, a princípio intrigantes e objeto de interesse por muitos pesquisadores nos tempos seguintes, teve sua comprovação somente por volta do século XIX […]
    Leia mais+

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS