Parecer feliz ou sentir-se feliz

por Ana Célia da Costa | Psicanalista

No decorrer da nossa existência, buscamos carinho, aceitação, pertencimento, entre outras coisas. Para tanto, pautamos nossas relações baseados primeiramente no convívio familiar, depois na convivência escolar, no trabalho, enfim nas relações com outras pessoas.

A partir das nossas impressões, observações e vivências, construímos nossa maneira de lidar com as diversas situações que nos são apresentadas ao longo da vida. Vale lembrar que estas impressões e observações nem sempre são verdadeiras, podendo fazer parte da nossa fantasia ou imaginação.

Atualmente, há uma quase exigência em parecermos felizes o tempo todo e em todos os momentos da vida.

Exibir um corpo em forma, um par perfeito, uma família sempre unida, encontros animados com os amigos, passeios, viagens, tudo isso postado em redes sociais, com total apoio dos meios de comunicação, nos dá uma sensação momentânea de aceitação, bem-estar e felicidade. Neste cenário é praticamente impossível evitar comparações e consequentemente frustrações.

Um bom caminho para sentir felicidade de fato, é perceber que a vida se compõe de bons e maus momentos e que ambos são passageiros. Que invariavelmente temos sentimentos bons e outros nem tanto, e que isso é humano.

E principalmente, saber olhar com carinho, amor e respeito para a própria trajetória e compreender que a qualquer tempo podemos fazer ajustes e modificar nossas atitudes perante a vida. Afinal, o sorriso espontâneo é fruto do bem-estar pessoal e da aceitação amorosa de quem realmente somos.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+

    Presente de 22 anos do IBCP Psicanálise

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Comemoramos nosso aniversário presenteando aqueles que tornaram possível nossa caminhada até aqui … todos que tornaram possível o IBCP!!! Nossa equipe de psicanalistas, nossa equipe administrativa, nossos alunos e pacientes que confiaram sua jornada de trabalho, formação e tratamento ao IBCP. Vamos desembrulhar o presente: Uma equipe de psicanalistas composta por Altamiro, Sylvana e Josué, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS