Problema ou desafio?

por

por Wilson Garcia | Psicanalista

O Ser Humano constantemente se depara com situações na vida que trazem sofrimentos, angústias, medos, tristezas nos mais variados segmentos. Nos relacionamentos, nas finanças, enfermidades, na área profissional e nos momentos de luto. Mas quando se olha para trás, muitas vezes é percebido que os problemas ou desafios tornaram aquela pessoa mais forte e até mais sábia, dependendo do caso.

“Problema” e “Desafio” são duas palavras, palavras são símbolos e estes dois símbolos representam algo diferente quando se pensa em cada um.

Muitas vezes, algumas pessoas não sabem como lidar com a situação, pois o medo se instala e, quando isto ocorre, a pessoa pode travar, se desesperar, se sentir impotente diante da situação. Por outro lado, quando as situações chegam e são tratadas ou vistas como desafios, a pessoa entende que um desafio é ultrapassar, superar, transpor algo; desta forma, esta pessoa está aberta para encarar a questão e pensar em alternativas para uma melhor resolução. Em ambos os casos, olhar como problema ou olhar como desafio, é difícil, mas a forma de ver, de encarar e de resolver as questões da vida em cada uma das abordagens é bem diferente. Quantas vezes pessoas sofrem por se depararem com uma parede alta, espessa, de concreto, com uma placa com os dizeres “aqui você não passa”, impossibilitando-a de seguir seu caminho. A preocupação se instala, e com isto ela deixa de perceber uma escada que está ao lado e que, de forma simples, contribuiria para resolver a questão de transpor a parede.

Cada desafio na vida das pessoas é uma oportunidade para se desenvolver mesmo diante das adversidades. Quando elas se deparam com alguém bem-sucedido, vão descobrir uma história de trabalho, de desafios, superações, e também de muitas frustrações.

A psicanálise é uma ferramenta magnífica que contribui no tratamento de pacientes que se apropriam da possibilidade de transformar seus problemas em desafios, transformar coisas difíceis em superações, desde que a pessoa esteja disposta e aberta a trilhar o caminho da descoberta de si mesma.

Como anda sua vida, com problemas ou com desafios?

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+

    Presente de 22 anos do IBCP Psicanálise

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Comemoramos nosso aniversário presenteando aqueles que tornaram possível nossa caminhada até aqui … todos que tornaram possível o IBCP!!! Nossa equipe de psicanalistas, nossa equipe administrativa, nossos alunos e pacientes que confiaram sua jornada de trabalho, formação e tratamento ao IBCP. Vamos desembrulhar o presente: Uma equipe de psicanalistas composta por Altamiro, Sylvana e Josué, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS