Por que fazer Psicanálise na adolescência? 

por Karla Pierri | Psicanalista

Por que fazer Psicanálise na adolescência? 

A adolescência é a fase de transição entre a infância e a idade adulta. Cronologicamente, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é dividida em pré-adolescência (dos 10 aos 14 anos) e adolescência (dos 15 aos 19 anos completos) e é um período marcado por intensas transformações físicas, mentais, sociais e emocionais. Durante a adolescência o corpo e o psiquismo estão em formação, podendo ocasionar conflitos, dificuldades, oscilações de humor, dores e desequilíbrio emocional.

Enquanto atravessa essa fase da vida, a pessoa que está deixando de ser criança, naturalmente fará escolhas, definirá sua identidade, resolverá conflitos, assumirá responsabilidades e tomará decisões que podem persistir por toda a vida. Tudo isso intensificado por mudanças biológicas, hormonais, comportamentais e emocionais.

Esse também é o período em que a libido estará mais para os interesses amorosos e sexuais. Além disso, é quando a participação em grupos com os mesmos interesses se torna muito importante, seja na escola, no estágio, nos esportes, na igreja e outros.

Adolescentes podem viver angústias avassaladoras que, em muitos casos, não são compreendidas pelos pais, familiares, professores e amigos. Por mais que todos os adultos tenham passado por essa fase, cada um a vivenciou de uma forma individual. Além disso, atualmente os adolescentes experimentam conflitos que podem ter existido ou não nas gerações anteriores.

Em menor ou maior grau, todos os adolescentes podem ser afetados e é essa intensidade que pode gerar algumas condições, emoções e comportamentos que influenciam na qualidade de vida. São eles:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Estresse;
  • Bullying ou importunação (sofrendo ou praticando);
  • Raiva, irritação;
  • Vergonha
  • Oscilações e mudanças repentinas de humor;
  • Não aceitação, inconformismo, enfrentamento;
  • Baixa autoestima, autodepreciação.

É uma relação de causa e efeito que acaba virando uma grande bola de neve: as mudanças acontecem, o adolescente sofre a angústia, os adultos não entendem o comportamento do adolescente e há conflitos nos relacionamentos que podem gerar mais angústia.

COMO A PSICANÁLISE PODE AJUDAR?

A psicanálise é uma linha terapêutica, criada por Sigmund Freud, conhecida como “cura pela fala”. É o espaço onde o adolescente recebe acolhimento e atenção às suas angústias e conflitos, e é escutado por um profissional.

Durante as sessões os adolescentes podem falar sobre o que desejarem, sem filtro ou julgamento, sentindo-se à vontade. É a oportunidade que eles têm de serem ouvidos e, principalmente, de se escutarem e, assim, encontrar as causas de suas angústias.

Compreendendo de onde vem o seu sofrimento, o jovem pode fazer novas escolhas e buscar vivências que trazem equilíbrio e bem-estar, fundamentais para atravessar essa fase da vida de forma emocionalmente equilibrada.

Os reflexos do atendimento psicanalítico se estendem aos pais e outros familiares, pois as relações dos adolescentes com outras pessoas tendem a mudar.

Assim como todo tratamento psicanalítico, é preciso ter paciência e dedicação. É importante que o adolescente queira fazer a terapia e não seja apenas enviado pelos pais. Durante o processo analítico o adolescente pode tornar-se protagonista da sua própria história.

Aprofunde seus conhecimentos

Que tornar-se um profissional da área? Forme-se em nosso curso e seja um psicanalista!

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress