A Psicanálise e o Ecossistema empreendedor

por Eliana Viana | Psicanalista

 

por Eliana Viana | Psicanalista

Saiba o quanto a psicanálise é importante no ecossistema empreendedor 

As mudanças da era digital afetam diversos setores da sociedade, assim, o ecossistema empreendedor necessita de um olhar mais atento da psicanálise. 

Levando em consideração o ecossistema empreendedor, temos que a “arte de bem administrar” no indivíduo pressupõe que haja uma determinada consciência tão livre quanto possível, que esteja em contínuo desenvolvimento, e esta liberdade se firma na responsabilidade das escolhas que ele vier a fazer.

Há quem defina esta expressão –  “arte de bem administrar” – como um talento, uma habilidade, a aptidão, uma inteligência emocional que possibilita ao indivíduo tornar-se capaz de desenvolver o reconhecimento e a gestão dos seus próprios sentimentos em prol de si e de suas relações.

Embora a evolução e a criatividade façam parte da humanidade, é preciso, às vezes, trazer à memória que as necessidades básicas são as mesmas, a priori: respiração, alimentação, sono, segurança, aceitação etc.

Os riscos psíquicos no ecossistema empreendedor

Cada indivíduo é único e experiencia o conjunto dessas necessidades de forma única. Negligenciar a sua constituição original, é desconsiderar a própria vida, os riscos e consequências normalmente negativas.

Os “riscos” e a “criatividade” andam juntos. No caso de um empreendedor, independente do seguimento que vier a escolher, quando há uma administração cognitiva e emocional livre, os estímulos também se tornam percebidos, transformando-se em habilidade e capacidade para, produzir uma ação consciente, que remete com eficácia a uma decisão e comprometimento na escolha: de “refazer”, seguir adiante”, ou “fazer diferente”, é um movimento natural de dentro para fora.

Por outro lado, caso haja uma sobrecarga emocional, em que não há uma devida vazão dos estímulos, o aparelho psíquico deste mesmo indivíduo, torna-se uma oficina do adoecimento, surgindo os sintomas como: depressão, fobia, desânimo, ansiedade exacerbada, etc… Conforme o pai da psicanálise apresentou: “o homem não é dono de sua casa psíquica”, não negligenciar a linguagem do mundo interno, fará toda a diferença.

A psicanálise e os empreendedores na era digital

Como já se sabe, no passado os sentimentos, os afetos eram vivenciados de corpo presente, “frente a frente”, diferente dos tempos atuais em que o “mundo virtual”, se por um lado, trouxe grande contribuição para a humanidade, por outro lado, precisa ser colocado em seu devido lugar, ou seja, como uma “ferramenta de apoio” para ser conduzida pelo indivíduo e não para torná-lo refém dela.

Excesso de informação impede o processamento de um sentimento no indivíduo e seu devido decantamento, como também dificulta a transição que há entre um e outro sentimento, o indivíduo isola o sentimento, fala sobre o fato, porém apático ao afeto.

Vivencia-se uma desconexão entre o corpo, a realidade externa e a interna, é como se o indivíduo estivesse de corpo presente mas ausente mentalmente. E quanto mais vivenciado é este cenário, mais desconectado fica de si mesmo e do seu entorno.

O processo analítico permanece com sua contribuição nos tempos atuais, neste caso, aos empreendedores: proporcionar uma melhor leitura de si mesmo indo ao encontro do outro e do seu entorno, traz a possibilidade de se conhecer e se tornar capaz de desenvolver a “arte de administrar a sua casa psíquica” e permitir aplicar esta arte àquilo que outrora considerava como um obstáculo, podendo transformá-lo em sementes de ideias que tragam sentido à sua existência.

A psicanálise é a ferramenta ideal e, para muitos do ecossistema empreendedor que a procuraram, tornou-se um novo meio de vida. Para quem deseja empreender novamente e se tornar um psicanalista certificado pelo IBCP, basta ter concluído o ensino médio e ter vontade de aprender com essa profissão fascinante. Saiba como!

 

 

 

 

 

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress