Psicanálise nas telonas 

por Luciana Cardoso | Psicanalista

Psicanálise nas telonas 

Para aqueles que gostam de uma boa “sessão pipoca” e querem se aprofundar mais na Psicanálise, alguns filmes biográficos ou romanceados trazem um pouco de como foi o surgimento dessa técnica, além de retratarem a sociedade da época e como esses estudos foram desenvolvidos.

O filme francês “Agustine” (2012) é baseado na história real do médico Jean- Martin Charcot e sua paciente histérica. Charcot trabalhava e lecionava no Hospital Salpretiere, onde Freud estagiava. Ele se utilizava da hipnose no tratamento da histeria, técnica anterior a catarse da cura pela fala, posteriormente desenvolvida por Freud.

Outra dica é um clássico de 1962, “Freud além da alma”. Essa cinebiografia percorre os cinco primeiros anos dos estudos de Freud sobre histeria iniciados em 1885, passa pelos estudos de Charcot, suas parcerias com o médico Breuer, as cartas trocadas com Fliess e um roteiro fictício inspirado na relação de Freud e sua paciente Anna O. Vale lembrar que a histeria até Freud era atribuída a fingimento ou possessão demoníaca pela sociedade e até mesmo por médicos contemporâneos de Freud.

E para finalizar essa trilogia imperdível, “Quando Nietzsche chorou” (2007) é uma obra cinematográfica que mistura ficção e realidade e é inspirado em livro homônimo. O filme traz a interação entre três personagens históricos: Josef Breuer, Freud e Friedrich Nietzsche. Nesse enredo acontece um encontro fictício entre Breuer e Nietzche que ainda é um filósofo desconhecido e com tendências suicidas. A história traz ainda a obsessão do médico por Bertha, sua paciente, e o tratamento de mergulho ao inconsciente aplicado por Breuer em Nietzche. Apesar desse encontro ter sido roteirizado, o filme é bem esclarecedor sobre como a psicanálise atua nos traumas e sofrimentos dos indivíduos.

Aprofunde seus conhecimentos

Que tornar-se um profissional da área? Forme-se em nosso curso e seja um psicanalista!

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress