A sociedade dos excessos

por

por Laura Martins | Psicanalista

Atualmente, a sociedade, num modo geral, está vivendo o auge dos excessos. É excesso de informações, de atividades, de compromissos e agora, mais do que nunca, o excesso de preocupação por um futuro ainda incerto trazido pela pandemia. Tudo isso contribui para o que Augusto Cury, psiquiatra, professor e escritor brasileiro, denominou como “Síndrome do pensamento acelerado”.

São pessoas que estão com o pensamento cada vez mais agitado e, segundo Cury, os principais sintomas são acordar cansado, dores musculares e de cabeça, irritabilidade e falta de empatia. Também sofrem muito por antecipação e podem apresentar déficit de memória, pelo excesso de informação, de notícias e de afazeres. Exige-se cada vez mais de si mesmas, não dando espaço ao descanso, tão importante para o reestabelecimento físico e psíquico causador do desequilíbrio em suas vidas.

A disponibilidade de informações é tão grande que chega a ser sufocante causando ansiedade pela velocidade com que surgem. Nos consultórios há, comumente, o relato de pessoas que trazem o sentimento de exaustão causado por essa abundância que vem junto do sentimento de culpa por não se sentirem capazes de absorver tudo o que está disponível.

Um ponto interessante a se notar é que, justo as pessoas que apresentam esta síndrome, normalmente são profissionais de alta performance, disputados entre as empresas, pois são bons no que fazem. Contribuem com as corporações, com a sociedade, com o sistema onde vivem por realizarem mais do que os outros. E quanto mais fazem, mais há a autocobrança por continuarem fazendo. Porém, esse comportamento de forma exaustiva pode contribuir para o esgotamento de si mesmo, afetando o convívio social e afetando a qualidade de vida dessas pessoas. Trazer esse equilíbrio para a vida requer o olhar interior necessário para enxergar a causa do desalinhamento entre os setores da vida. Neste ponto, a psicanálise pode ajudar no reconhecimento dos motivos pelos quais isso acontece, fundamental para que se possa reestabelecer a saúde psíquica de quem passa por esse processo, trazendo mais leveza e equilíbrio no lugar dos excessos.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress