Sou pai e agora?

por

por Regiane G. Mazzola | Psicanálise e Psicoembrióloga

Na gestação o pai pode se sentir um pouco confuso, afinal, sua mulher mudou, tem uma criança se formando dentro dela, o corpo está diferente, o humor oscila, as pessoas, muitas vezes, nem falam dele e com ele, as atenções são todas para o bebê e para a mãe, que dedica o seu tempo para conhecer mais e mais sobre a gestação, fala o tempo todo com a barriga, só pensa em comprar coisas para o bebê; mas na verdade é que se não fosse a participação dele, esta nova vida não aconteceria.

Dedicar-se à gestação, envolvendo-se, dentro das suas possibilidades, falar, tocar a barriga, sentir este momento de transformação é importante para o vínculo entre pai e filho e para a segurança da gestante.

No entanto, pai não é apenas alguém, que ajudou na concepção da vida, é uma base importante para formação da personalidade da criança. Pode ser que o pai biológico, não esteja presente, mas alguém pode assumir este papel, de forma responsável e com muito amor, sempre respeitando o pai que participou da concepção do bebê!

O pai é quem estimula o filho ao desafio, à busca por novos conhecimentos, à vivência de diferentes experiências e a caminhar por caminhos próprios, individuais, fortalecendo o desenvolvimento da autonomia e a percepção dos limites, proporcionando uma liberdade responsável, sempre preservando a vida e respeitando o seu verdadeiro valor.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress