Trauma

por

por Equipe IBCP

Por que se deve procurar ajuda quando se tem angústias e anseios?

Durante toda a vida, as pessoas passam por experiências diversas, sejam boas
ou ruins. Cada indivíduo tem sua própria maneira de reagir a uma situação vivida e, por conta disso, suas memórias são criadas, ficando registradas no inconsciente como um trauma, que pode definir comportamentos, pensamentos e atitudes.

É exatamente quando uma experiência negativa é revivida durante o dia a dia de uma pessoa que os sentimentos daquela situação voltam à tona, fazendo com que ela “recorde” tudo aquilo que passou. Assim, sintomas como a angústia, tristeza, dores físicas e desconforto aparecem.

Como a Psicanálise se torna importante?
Para a Psicanálise, o trauma é uma experiência infantil, ou seja, foi uma situação vivenciada na infância e registrada no inconsciente. No atendimento psicanalítico, esses traumas poderão tornar-se conscientes, o que significa elaborar a emoção registrada no inconsciente, e assim poder minimizar os sintomas.

A Psicanálise poderá contribuir para o conhecimento de si mesmo possibilitando escolhas diferentes das anteriores, para uma vida mais plena. Ela possui o objetivo principal de realizar a interpretação de representações mentais, tais como desejos, pensamentos, lembranças e sonhos.

Seguindo essas abordagens, o psicanalista procura entrar em contato com nosso subconsciente e apresentar ao paciente a possibilidade de autocura, afirmam os psicólogos. Assim, a ação consciente do psicanalista é o de proporcionar as chaves para a psique do paciente, como se fosse um espelho, por exemplo.

Para saber mais informações sobre o assunto, e como ele agrega pontos positivos em nosso dia a dia, entre em contato com o IBCP!

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A base de tudo

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Há muitos séculos, estudiosos já mencionavam em seus escritos, a existência de uma considerável movimentação do bebê dentro do ventre materno e uma possível ligação emocional entre ambos, mãe e filho. Essas observações, a princípio intrigantes e objeto de interesse por muitos pesquisadores nos tempos seguintes, teve sua comprovação somente por volta do século XIX […]
    Leia mais+

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS