Você tem pressa para quê?

por

Por Juliana Campos – Psicanalista

Nunca se falou tanto sobre a ansiedade. O que se observa são as pessoas correndo o tempo todo, apressadas, como se o mundo literalmente fosse acabar no dia seguinte. Mas, para quê? A semana começa já esperando o próximo fim de semana. O ano termina já fazendo planos para a virada seguinte. A paciência se esgota nos primeiros segundos de uma pequena espera.

A ansiedade é um excesso: o excesso de se querer o futuro. Como se em uma estrada, você dirigisse a sua vida, ultrapassando o limite da velocidade permitida. Querendo chegar a um lugar, na maioria das vezes, inatingível. Porque sempre o futuro também corre de você. E o que você perdeu? Perdeu a oportunidade de admirar as paisagens que passaram por você, aqueles detalhes que certamente fariam a diferença. Mais chances de não avistar as placas de sinalização, os avisos de atalhos, os alertas de obstáculos na pista. E se colocou em perigo, perigo de perder o controle e literalmente não chegar ao seu suposto destino.

A ansiedade pode ser “o desejo de que a vida termine logo” porque se você acelera os ponteiros do seu relógio, automaticamente você quer que o tempo passe logo. Já parou para pensar nisso? E em um determinado momento, vem o arrependimento do que não se experimentou, do que não saboreou, do que não viveu. Aquele futuro que você quis, correndo para chegar ansiosamente, é uma fantasia que se dissipa diariamente pela ausência do PRESENTE.

A oportunidade de mudar isso está no AQUI e no AGORA. Porque é vivendo o HOJE que você poderá realmente construir o SEU futuro REAL.

O PRESENTE é “a velocidade permitida para a estrada da sua vida”, é a velocidade segura para vivenciar o seu processo. A psicanálise contribui para que você possa escolher o seu caminho, sentir a sua estrada, conhecer-se e planejar seu futuro, tendo a autonomia de fazer suas escolhas com segurança e responsabilidade.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress