A importância da amamentação na vida social da criança

por

por Christina Guedes | Psicanalista e Psicoembriologa

Você já percebeu que quando o bebê está amamentado, ele coloca a mãozinha na boca da mãe?

Este movimento ocorre de forma espontânea, pois no momento da amamentação, ele se aconchega no colo da mãe, encontra o alimento, o acolhimento e o carinho transmitido pelo olhar dela.

O bebê percebe que a mãe faz algo por ele, proporcionando o alimento materno, que vai além do leite, pois ele encontra afeto, segurança, alívio, amor e, naturalmente, surge o desejo de dar algo em troca, ou seja, o bebê sabe que está recebendo algo e quer dar algo a ela.

O pediatra e psicanalista Winnicott, em anos de estudos, percebeu que esse movimento de colocar a mãozinha na boca da mãe é uma forma de retribuir tudo o que ele está recebendo. É neste momento que o bebê se identifica com a mãe, no sentido de dar e receber.

Para Winnicott, esta identificação é fundamental para o início de uma vida social saudável, pois durante esse momento da amamentação, além do fortalecimento físico e psíquico do bebê, também se inicia a noção de inter-relação dele com o outro.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress