por Christina Guedes | Psicanalista e Psicoembriologa
A Psicoembriologia sistêmica desenvolve e fortalece a ligação da mãe com o bebê durante toda a gestação, preparando ambos para um parto tranquilo.
A evolução da tecnologia proporcionou novos instrumentos para acompanhar o desenvolvimento do bebê, os quais percebem os sinais vitais com precisão durante o pré-natal.
Assim, o acompanhamento da gestação com um profissional, proporciona que a mãe tenha uma maior percepção da evolução dos sentidos do bebê.
Cada gestação é única, e cada bebê desenvolve um comportamento individual e uma forma de se comunicar com a mãe e com o ambiente externo.
Durante a gestação o bebê amplia suas próprias respostas aos estímulos recebidos pela mãe, pelo pai e também pelo ambiente. Desta forma ele consegue sentir o carinho recebido na barriga da mãe, além de ficar sensível a voz, reconhecer as vozes dos familiares, e também os barulhos do ambiente.
Estimular a conversa com o bebê, ainda na barriga da mãe, é uma forma de desenvolver o vínculo afetivo entre ambos, além de fortalecer o desenvolvimento psíquico do bebê.
A Psicoembriologia sistêmica orienta a mãe a perceber esta comunicação e fortalecer o vínculo dela com a maternidade, contribuindo com o desenvolvimento de uma mente saudável para o bebê.