A importância da amamentação na vida social da criança

por

por Christina Guedes | Psicanalista e Psicoembriologa

Você já percebeu que quando o bebê está amamentado, ele coloca a mãozinha na boca da mãe?

Este movimento ocorre de forma espontânea, pois no momento da amamentação, ele se aconchega no colo da mãe, encontra o alimento, o acolhimento e o carinho transmitido pelo olhar dela.

O bebê percebe que a mãe faz algo por ele, proporcionando o alimento materno, que vai além do leite, pois ele encontra afeto, segurança, alívio, amor e, naturalmente, surge o desejo de dar algo em troca, ou seja, o bebê sabe que está recebendo algo e quer dar algo a ela.

O pediatra e psicanalista Winnicott, em anos de estudos, percebeu que esse movimento de colocar a mãozinha na boca da mãe é uma forma de retribuir tudo o que ele está recebendo. É neste momento que o bebê se identifica com a mãe, no sentido de dar e receber.

Para Winnicott, esta identificação é fundamental para o início de uma vida social saudável, pois durante esse momento da amamentação, além do fortalecimento físico e psíquico do bebê, também se inicia a noção de inter-relação dele com o outro.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+

    Presente de 22 anos do IBCP Psicanálise

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Comemoramos nosso aniversário presenteando aqueles que tornaram possível nossa caminhada até aqui … todos que tornaram possível o IBCP!!! Nossa equipe de psicanalistas, nossa equipe administrativa, nossos alunos e pacientes que confiaram sua jornada de trabalho, formação e tratamento ao IBCP. Vamos desembrulhar o presente: Uma equipe de psicanalistas composta por Altamiro, Sylvana e Josué, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS