Aniversário de 21 anos do IBCP

por

por Eliana Viana | Psicanalista

Em plena transição de séculos, nasce em 17 julho de 2000 o IBCP – Instituto Brasileiro de Ciências e Psicanálise, acolhendo vidas com suas demandas das mais diversas.

Para refrescar a memória, quem não se lembra do Bug do milênio, ou o mapeamento do genoma humano, ambos marcados neste período pelo medo, incertezas, alegria, alívio e por alguns, conduzidos à uma reflexão ao movimento da humanidade.

Diga-se de passagem, quanto ao mapeamento do DNA, sua divulgação deu-se 22 dias antes ao nascimento do IBCP.

Fazendo um salto de duas décadas, surge a pandemia pelo COVID-19, apercebido do contexto presente, o IBCP, fazendo valer o legado deixado por Sigmund Freud, permanece contribuindo com a psicanálise, para que mais vidas se apropriem de uma consciência livre, amadurecida e responsável diante de suas escolhas.

É uma honra fazer parte de um organismo que continua em constante transformação e não mede esforços para atravessar com coragem o processo da vida.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A base de tudo

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Há muitos séculos, estudiosos já mencionavam em seus escritos, a existência de uma considerável movimentação do bebê dentro do ventre materno e uma possível ligação emocional entre ambos, mãe e filho. Essas observações, a princípio intrigantes e objeto de interesse por muitos pesquisadores nos tempos seguintes, teve sua comprovação somente por volta do século XIX […]
    Leia mais+

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS