Dicas práticas para você entender as abordagens da psicanálise

por

por Equipe IBCP

Psicanálise diz respeito ao método de investigação da mente humana, incluindo todos os seus processos, elevando a mente para além das relações fisiológicas ou biológicas. Seu estudo envolve diversos processos mentais, tais como sentimentos, impulsos, pensamentos e emoções, fatores esses que determinam a personalidade de cada indivíduo.

Inicialmente, aparenta ser complicado entender como a Psicanálise funciona, mas existem conceitos que vão te ajudar a entender mais do assunto.

Instinto

Segundo a psicanálise de Freud, há uma força involuntária que envolve a sobrevivência, o instinto, fonte somática que representa a excitação. O mais comum é o medo, responsável por evitar que nos coloquemos em situações perigosas.

Complexo

Deriva-se de um misto dos fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan. Freud já tinha idealizado a estrutura disso, mas Lacan criou o conceito específico. O complexo nada mais é do que mecanismos de associação que se atribuem as perturbações mentais.

Sonhos

Os sonhos são extremamente importantes para se entender a psicanálise, pois através deles é possível acessar o nosso inconsciente. A interpretação dos sonhos revela percepções e desejos que de outro modo não chegariam à consciência.

Pulsão

Esse conceito está localizado na fronteira entre o psíquico e o somático, sendo o representante psíquico os estímulos provindos do organismo, até chegar na mente. A pulsão é diferente do instinto porque não exibe uma finalidade biologicamente predeterminada, além de ser insaciável, tendo relação com um desejo, não com uma necessidade específica.

Transferência

Freud sempre defendia que os pacientes acabam projetando sentimentos, bons ou ruins, em seus psicanalistas, como uma conexão desenvolvida entre paciente e analista. Isso ocorre porque o terapeuta reflete sua figura materna ou paterna, se tornando o centro de emissão emotiva do paciente.

Libido

Se refere a uma energia sexual, mesmo que seja tratada de maneira indeterminada e generalizada, ela acaba interferindo em outras funções e se manifestando desde a infância, como parte do desenvolvimento humano. Inclusive, a libido auxilia na construção das indagações mentais que envolvem a repressão com a moralidade do meio externo.

Sublimação

O psicanalista encontrou motivos que mostram que a libido não era usada apenas para o sexo, como apontavam. Essa energia também pode ser direcionada a objetos que não tivessem cunho sexual, visando desenvolvê-los. A partir desse ponto surgiu a música, arte e religião e inúmeros outros pontos de extrema importância na atualidade.

Cura pelas palavras

Por conta de sua forma de abordar os problemas dos pacientes, a psicanálise acabou sendo vandalizada. Freud passou a acreditar que era possível trabalhar transtornos mentais apenas conversando com os pacientes e, mesmo cercado por críticas, conseguiu defender seu posicionamento conforme os anos foram passando.

A Psicanálise desenvolvida por Freud deve ser considerada um divisor de águas no tratamento da psique humana. Mesmo que ainda continue sendo colocada à prova, apresenta o seu valor e necessidade em um mundo que, psiquicamente, ainda é extremamente escasso.

A psicanálise ainda tem muito a oferecer, e cabe a nós conhecer cada vez mais a respeito dela!

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+

    Presente de 22 anos do IBCP Psicanálise

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Comemoramos nosso aniversário presenteando aqueles que tornaram possível nossa caminhada até aqui … todos que tornaram possível o IBCP!!! Nossa equipe de psicanalistas, nossa equipe administrativa, nossos alunos e pacientes que confiaram sua jornada de trabalho, formação e tratamento ao IBCP. Vamos desembrulhar o presente: Uma equipe de psicanalistas composta por Altamiro, Sylvana e Josué, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS