Ano Novo: 2020! Vida Nova

por

Numa explosão de alegria o Ano de 2020 nasceu! Quem o nutrirá e acolherá? São os nossos pensamentos, atitudes, fantasias, emoções e sentimentos compartilhados uns com os outros enquanto alimento a este tempo que se inicia.

Qual será a qualidade destes alimentos? Serão de críticas ou julgamentos? De culpa, vergonha, nojo? Ironia, arrogância, inveja, raiva ou ciúmes? São alimentos nutritivos, ainda que subjetivos?

Quantos dedos estão apontados para nós ao criticar ou julgar o outro?

Será preciso usar da ironia para dizer o que se quer realmente? Por que não a sinceridade, a verdade dita com o coração?

Como é esperar do reino do outro tudo e preguiçosamente negar de si até a vontade de criar, trabalhar em prol da própria realização?

E a vergonha? Será possível fazer dela, sendo uma emoção eminentemente humana, uma mediadora e transformadora de comportamento?

Inveja quem não a tem? Consciente ou não, empaca a vida de quem a alimenta, provocando insatisfação, sentimento de raiva, de destruição não só em relação ao outro como também e principalmente em si mesmo.

Espero que estas colocações sejam estimulantes para reflexões transformadoras em alimentos nutritivos a serem oferecidos ao pequeno 2020,   como boas idéias, plenas comunicação, atitudes proativas, mediadoras onde a ética predomine e a empatia sugerida desde os primórdios da civilização, possam ser resgatadas, questionando: “o que é bom para mim é para o outro também?” ou refletindo sobre: “não faça ao outro aquilo que não queres que faça a ti.”

Que a síntese destas reflexões seja um mantra a nos guiar. Que o ano 2020, cresça psicoembriolizado, forte, independente, ciente de que os nutrientes fornecidos por nós possam transformar-se em um ano de paz, harmonia, saúde decorrente de atitude ética e nobre, crente que estamos imersos numa sabedoria ancestral que nos apóia e assim possamos sentir profundamente que somos um in-dividuo – não dividido – e reflexo simultâneo de nós no mundo e do mundo em nós.

Feliz Ano Novo!

Equipe IBCP

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress