Pandemia e você

por

por Wilson Garcia | Psicanalista

Existe uma Pandemia instalada. O vírus é real e exige cuidados especiais. Informações e atualizações ocorrem de forma maciça em todos os meios de comunicação. As redes sociais intensificam a divulgação destas informações, muitas delas assustadoras e negativas. As pessoas têm pressa e entram quase que em uma disputa para saber quem será o primeiro a disseminar a mais nova atualização de gravidade ou de aumento de estatísticas.

A sociedade está enferma. É frequente a divulgação de vídeos com cenas de agressividade e morte. Os programas que abordam a violência de forma repetitiva são os que dão maior ibope. Por quê? Pode haver prazer em alimentar a casa mental com informações de destruição?

Sim, existe medo. O medo faz parte do Ser Humano; é positivo e nos protege. Contudo, em excesso pode paralisar, atrapalhar a criatividade e impedir o olhar sobre coisas maravilhosas que podem ocorrer ao redor de cada um.

O momento é de reflexão. Procure acalmar a mente, o coração, e a ansiedade; respire fundo e perceba qual a contribuição positiva, edificante e real tanto para você quanto para o meio em que vive, incluindo as redes sociais das quais participa.

A vida está trazendo um momento de aprendizado diferente a cada um; as emoções represadas, podem ser acessadas e potencializadas com os últimos acontecimentos. É importante manter a calma, até que as soluções possam aparecer.

A razão deve ser a companheira, aconchegada dentro da mente para fortalecer o sentir.

Reflita o bem, acalme-se, ame a vida, sinta sua essência. Ofereça a solidariedade, doe bons pensamentos, faça leituras construtivas. Olhe a beleza que existe em você, perceba as cores à sua volta, escute os pássaros encantando os dias, e canalize sua mente no bem.

O equilíbrio é a palavra de ordem.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress