Pandemia e você

por

por Wilson Garcia | Psicanalista

Existe uma Pandemia instalada. O vírus é real e exige cuidados especiais. Informações e atualizações ocorrem de forma maciça em todos os meios de comunicação. As redes sociais intensificam a divulgação destas informações, muitas delas assustadoras e negativas. As pessoas têm pressa e entram quase que em uma disputa para saber quem será o primeiro a disseminar a mais nova atualização de gravidade ou de aumento de estatísticas.

A sociedade está enferma. É frequente a divulgação de vídeos com cenas de agressividade e morte. Os programas que abordam a violência de forma repetitiva são os que dão maior ibope. Por quê? Pode haver prazer em alimentar a casa mental com informações de destruição?

Sim, existe medo. O medo faz parte do Ser Humano; é positivo e nos protege. Contudo, em excesso pode paralisar, atrapalhar a criatividade e impedir o olhar sobre coisas maravilhosas que podem ocorrer ao redor de cada um.

O momento é de reflexão. Procure acalmar a mente, o coração, e a ansiedade; respire fundo e perceba qual a contribuição positiva, edificante e real tanto para você quanto para o meio em que vive, incluindo as redes sociais das quais participa.

A vida está trazendo um momento de aprendizado diferente a cada um; as emoções represadas, podem ser acessadas e potencializadas com os últimos acontecimentos. É importante manter a calma, até que as soluções possam aparecer.

A razão deve ser a companheira, aconchegada dentro da mente para fortalecer o sentir.

Reflita o bem, acalme-se, ame a vida, sinta sua essência. Ofereça a solidariedade, doe bons pensamentos, faça leituras construtivas. Olhe a beleza que existe em você, perceba as cores à sua volta, escute os pássaros encantando os dias, e canalize sua mente no bem.

O equilíbrio é a palavra de ordem.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+

    Presente de 22 anos do IBCP Psicanálise

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Comemoramos nosso aniversário presenteando aqueles que tornaram possível nossa caminhada até aqui … todos que tornaram possível o IBCP!!! Nossa equipe de psicanalistas, nossa equipe administrativa, nossos alunos e pacientes que confiaram sua jornada de trabalho, formação e tratamento ao IBCP. Vamos desembrulhar o presente: Uma equipe de psicanalistas composta por Altamiro, Sylvana e Josué, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS