Primavera, um novo florir

por

por Wilson Garcia | Psicanalista

Primavera, uma estação que traz novos coloridos, um melhor astral, os perfumes de flores variadas, o cantar de pássaros, tudo isto trazendo um novo cenário a uma cidade coberta pelo cinza do concreto e pelo caminhar a passos largos de pessoas que muitas vezes não se veem. Quantas mentes hoje sofrem com pensamentos cinzas como muitas edificações, mas sonham com uma mente cheia de primavera, coloridas de pensamentos de esperança, com o perfume de uma melhor convivência dentro de novos cenários de futuro e com os encantos de novos caminhos, novas perspectivas em direção à vida.

A Primavera, ao ser trazida para dentro de cada criatura, cultiva em seu dia-a-dia a esperança da renovação, de ver a vida por novos prismas, e aí semear as sementes de transformação. Ao adubar a terra com o desejo de olhar para dentro, de regar com a água da coragem, de fazer novas descobertas sobre si, de deixar a luz do sol brindar o calor dos talentos de cada um, para distribuir a colheita das flores de prosperidade na sua vida e assim contribuir para a construção de um mundo melhor.

A complexidade da mente humana é imensa. As experiências de cada um, o momento que cada indivíduo está vivendo, as dores que vão ocupando o psiquismo de tal forma que as pessoas deixam de perceber uma imensidão de cores, sons, sentimentos e outros encantos que também fazem parte da vida.

Com a psicanálise, muitas primaveras são germinadas e outras tantas desabrochadas. Pessoas sem se perceberem e de forma lenta, repleta de talentos e competências, foram construindo paredes a sua volta e não permitindo a chegada da luz do sol e tantos outros materiais para construção deste jardim da vida. Porém, dentro do tratamento, cada paciente tem a possibilidade de se apropriar de ferramentas e, ir construindo jardins dentro de sua casa mental, trazendo esperança, prosperidade, realização, paz, alegria, superação, autonomia, compreensão, empoderamento e autoconhecimento.

Será que não é o momento de você se dar uma oportunidade e começar a cuidar do seu jardim mental e prepará-lo para um novo florir?

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A base de tudo

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Há muitos séculos, estudiosos já mencionavam em seus escritos, a existência de uma considerável movimentação do bebê dentro do ventre materno e uma possível ligação emocional entre ambos, mãe e filho. Essas observações, a princípio intrigantes e objeto de interesse por muitos pesquisadores nos tempos seguintes, teve sua comprovação somente por volta do século XIX […]
    Leia mais+

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS