Psicanálise – A revelação do inconsciente

por

por Luís Vanderlei Bianco | Psicanalista

Há uma parte da mente humana chamada inconsciente ao qual, como o nome sugere, está oculta, não é consciente. É essa parte da mente que governa e controla a vida das pessoas sem que elas tenham conhecimento disso.

Desde sempre, os fenômenos mentais intrigaram o ser humano levando-o a práticas destinadas a curar os indivíduos afetados por tais fatos. Com o nascimento da ciência moderna aqueles fenômenos passaram a ser estudados por médicos, com rigor científico.

Vale observar que até esse ponto a existência de uma parte desconhecida do intelecto, embora pressentida, permanecia praticamente ignorada. Coube a um médico neurologista, Sigmund Freud, revelá-la, bem como descrever o papel fundamental desempenhado pelo inconsciente na saúde mental humana. A ele, Freud, deve-se a criação da Psicanálise.

Como já mencionado, essa parte da mente, agora compreendida, governa e controla a vida das pessoas. E, por que o inconsciente governa e controla a vida das pessoas? Porque ele guarda, possivelmente, desde a concepção delas, os registros das sensações e suas consequências na formação das respectivas personalidades.

A maneira de como essas sensações forem registradas no inconsciente de um novo ser, dependerá a sua saúde mental e, em decorrência disso, a aptidão para realizar seu potencial na busca da felicidade.

Ocorre, porém, que desde o nascimento, os seres humanos têm desejos e necessidades. Desejam para sobreviver quando bebês: alimento, carinho, afeto; mais adiante: aconselhamento, orientação dos pais ou de quem os substitua.

O inconsciente não envelhece, e os desejos não satisfeitos no estágio adequado do desenvolvimento pessoal consomem a energia que poderia ser utilizada para fins do crescimento sadio da pessoa.

Além do mais, quando os seres humanos enfrentam situações que têm ligação com aquele desejo infantil insatisfeito, comportam-se, já na idade adulta, como a criança que foram um dia e desejando ainda que inconscientemente, o suporte da mãe ou do pai.

O que é a Psicanálise? E que papel ela desempenha em tais situações?

Ela é a técnica que com o auxílio do Psicanalista permite que a pessoa com depressão, angústia, medo, hostilidade, inibição, pânico libere por meio de um trabalho de autoconhecimento a energia necessária para seu desenvolvimento, autônomo, saudável e produtivo.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+

    Presente de 22 anos do IBCP Psicanálise

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Comemoramos nosso aniversário presenteando aqueles que tornaram possível nossa caminhada até aqui … todos que tornaram possível o IBCP!!! Nossa equipe de psicanalistas, nossa equipe administrativa, nossos alunos e pacientes que confiaram sua jornada de trabalho, formação e tratamento ao IBCP. Vamos desembrulhar o presente: Uma equipe de psicanalistas composta por Altamiro, Sylvana e Josué, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS