Psicanálise & Empresa

por

por Wilson Garcia | Psicanalista

No mundo corporativo existe uma gama enorme de diretrizes e metas, sempre na busca de resultados, pois esse é o objetivo de qualquer organização. As cobranças e os conflitos, decorrentes dessa busca, são a grande questão nas pequenas, médias e grandes empresas.

Muitas pessoas ainda acreditam que uma empresa é formada apenas por CNPJ, por paredes, máquinas e tecnologias. Ledo engano! Todas essas coisas são acessórios. Uma empresa é formada por gente, gente que se relaciona com gente, que, por sua vez, precisa entender as necessidades de seu cliente que também é gente. A empresa do futuro será aquela que entende de pessoas, de Seres Humanos, que têm conflitos internos, medos, inseguranças. Cada criatura é única, foi construída de forma individualizada, com culturas, vivências e com exemplos diferentes umas das outras.

A Psicanálise é uma ferramenta magnífica a ser utilizada pelas organizações. Como o conflito é a grande questão organizacional é importante entender e trabalhar as relações entre as pessoas. A Psicanálise pode contribuir para que elas compreendam suas forças inconscientes, que afetam os comportamentos e emoções do dia a dia, pois o Ser Humano só pode mudar o que conhece. À medida que ele se conhecer verdadeiramente, poderá fazer sua transformação para ser um melhor líder, um melhor membro de equipe, um melhor Pai, um melhor cidadão e, se assim o fizer, terá uma melhor convivência, canalizando e potencializando seus talentos e potenciais. Cria-se, assim, ambientes de melhores convivências, melhores relacionamentos dentro da organização e melhores resultados para todos: organização, liderança, equipe, clientes e fornecedores.

Um mundo melhor nas organizações é o desejo de quem lá está. Porém, quando a pessoa não olha para dentro de si, de maneira a perceber suas próprias questões internas, ela pode se tornar uma pessoa crítica, delegando a necessidade de mudança à empresa, aos colegas, em resumo, ao outro, não a ela própria. Nós não mudamos ninguém a não ser nós mesmos, daí a importância de se permitir este olhar para dentro, com o qual a Psicanálise muito pode contribuir. Jung já dizia “até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino”.

Psicanálise tem tudo a ver com Vida, e Psicanálise & Empresa tem tudo a ver com mais Vida nos negócios.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A base de tudo

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Há muitos séculos, estudiosos já mencionavam em seus escritos, a existência de uma considerável movimentação do bebê dentro do ventre materno e uma possível ligação emocional entre ambos, mãe e filho. Essas observações, a princípio intrigantes e objeto de interesse por muitos pesquisadores nos tempos seguintes, teve sua comprovação somente por volta do século XIX […]
    Leia mais+

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS