Psicanálise: Todos os detalhes do método de Freud para lidar com a mente

por

por Equipe IBCP

Ao falar em psicanálise, estamos nos referindo a um método de tratamento de transtornos mentais, estruturado por meio da teoria psicanalítica. Esse procedimento foi criado por Sigmund Freud. Normalmente, as pessoas confundem os conceitos de psicanálise e psicologia, mas são setores extremamente diferentes. Um psicólogo pode ser psicanalista, mas um psicanalista não precisa ser psicólogo.

A maioria das análises de Freud foram fundamentadas por meio de casos clínicos e estudos de casos, suas teorias foram capazes de mudar a maneira como pensamos sobre a mente e a conduta humana, criando uma marca duradoura na cultura e na psicologia até os dias atuais.

Freud formulou sua tese como uma tarefa de “tornar o inconsciente acessível ao consciente”. Essa escola de pensamento foca na influência da mente inconsciente e em como isso afeta as pessoas, pois ele pregava a ideia de que a mente humana era formada por três elementos, sendo eles ID, ego e superego:

  • ID: Diz respeito ao lugar das pulsões, isto é, os impulsos orgânicos e desejos inconscientes, que apontam o prazer e a rápida satisfação do indivíduo. Esse quesito está ligado ao prazer sexual, a libido.
  • Ego: Representa a consciência, realizando uma espécie de mediação entre as pulsões do id e sua adequação com o mundo real. O papel do ego é encontrar um equilíbrio entre o id e a terceira parte da nossa mente, o superego.
  • Superego: Ligado a censura das pulsões desenvolvidas pela sociedade por meio da moral, da educação recebida pelos pais e os ensinamentos de como devemos agir ou se comportar. A estrutura constrói uma representação do “eu ideal”, o superego (“super eu”) impõe suas repressões ao id.

Como a psicanálise performa no nosso subconsciente?

A psicanálise posiciona o nosso subconsciente como a parte mais relevante dos processos mentais, intervindo consideravelmente na maneira de viver dos seres humanos. Segundo Freud, dentro desse cenário inconsciente existem inúmeros desejos reprimidos, capazes de resultar em efeitos para a saúde psíquica, também conhecidos como neuroses.

A investigação que ele fez envolve um método de cura para essas neuroses. Por meio da fala, em uma relação entre o analisando (sujeito que se submete à análise) e o psicanalista procura-se encontrar a origem dos problemas de ordem psíquica. Freud também afirma que quando damos voz para o inconsciente, resolvemos grande parte da desordem dos processos mentais, sendo um setor que precisa ser levado em consideração.

Como a psicanálise pode nos ajudar?

Além de uma teoria, a psicanálise é uma grande terapia, sendo frequentemente utilizada para auxiliar transtornos de ansiedade, por exemplo. Por conta da natureza dos mecanismos de defesa e da inacessibilidade das forças determinísticas que trabalham em nosso inconsciente, ela nem sempre vai ser um procedimento tão rápido, envolvendo diversas sessões. Dessa maneira, é possível criar uma conexão entre o paciente e o psicanalista, que irá dar suporte durante todo o procedimento, melhorando toda e qualquer experiência de autoconhecimento.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A base de tudo

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Há muitos séculos, estudiosos já mencionavam em seus escritos, a existência de uma considerável movimentação do bebê dentro do ventre materno e uma possível ligação emocional entre ambos, mãe e filho. Essas observações, a princípio intrigantes e objeto de interesse por muitos pesquisadores nos tempos seguintes, teve sua comprovação somente por volta do século XIX […]
    Leia mais+

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS