Questionar é viver

por

por Arnaldo Rodrigues | Psicanalista

No mundo atual tem bilhões de Bites de informações, que estão a um clique da maior parte das pessoas. Diversos são os meios para acessá-los e a cada dia mais de três bilhões de buscas são feitas no motor de pesquisa do Google. Nunca na história o homem obteve as respostas nesse nível de rapidez para os mais diversos questionamentos. Contrariamente a expectativa que a solução tecnológica possa oferecer, as respostas não têm aproximado o ser humano da verdade, tampouco, da cobiçada felicidade. Esse movimento incessante por respostas limita o sapiens da atualidade a pensar e agir de modo pré-determinado, pois por maior que seja a variabilidade de alternativas que a “nuvem” de dados tenha, ainda assim, é limitada quando comparada à complexidade e sofisticação do aparelho psíquico.

Respostas são importantes, mas elas são o fim daquilo que se busca. Os questionamentos por outro lado são as centelhas que acendem o espírito humano desde o início dos tempos. Quando se observa crianças, nota-se que são cheias de vida, curiosidade, pois ainda têm muitos porquês. Aquilo que sua criança procura não está ao alcance de seus dedos.

A psicanálise, desde sua concepção, cultivou o questionamento que desperta a criança interior de cada um, auxiliando o indivíduo a ressignificar aquilo que se determinou como a resposta para um acontecimento em sua vida. Fomentar o questionamento e a reflexão são atributos próprios dessa técnica terapêutica, à qual se entende que dessa forma se mantém viva a chama do conhecimento que liberta. E este conhecimento não está em nenhuma base de dados externa e artificial, mas sim, dentro de você!

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A Fronteira Final da Terapia: Integrando Biodinâmica na Cura

    por Equipe IBCP
    A Integração Corpo-Mente. Historicamente, a prática da psicoterapia tem sido dominada por abordagens que focam primariamente na mente e nos processos cognitivos, muitas vezes negligenciando o papel fundamental que o corpo desempenha na saúde mental. Contudo, o surgimento da Psicanálise e, mais recentemente, da Biodinâmica, destacou a inextricável ligação entre o físico e o psíquico. […]
    Leia mais+

    Os fatores que influenciam a saúde mental

    por Anderson R Vieira - Psicanalista
    Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, os principais são: a genética, os fatores biológicos, os psicológicos, os fatores ambientais e sociais. A seguir vamos abordar cada um deles e como podem impactar na saúde mental. Atualmente, existem diversos estudos que sugerem que os fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alguns transtornos […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS
    plugins premium WordPress